Em menos de um mês de execução, a Operação Água 24 horas, desenvolvida pelo governo, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento(Depasa), satisfaz moradores de 14 bairros da região do Calafate, entre eles Jequitibá, Aroeira, Laélia Alcântara, Ilson Ribeiro, Itatiaia, Nova Morada, Portal da Amazônia, Novo Calafate, Vila Calafate, Vila São Miguel e Waldemar Maciel.
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Comprar água do carro-pipa, encher a caixa com água da chuva, pedir água do poço do vizinho são tarefas que o casal Célio Barbosa, 42, e Maria Rossenir, 32, donos de um pequeno restaurante na Estrada do Calafate, deixaram de fazer quando passaram a receber água 24 horas da rede pública. “Todos os dias a gente tinha que dar um jeitinho para conseguir água, por que se não a gente não conseguia trabalhar”, disse Maria.
O casal também contou que chegou a ficar vinte dias seguidos sem água, e que agora a realidade não é a falta, mas a abundância. “É de manhã, é de tarde, é de noite. Todo dia tem água. Compramos outra caixa d’água e duas boias para não desperdiçar”, comentou Barbosa.
A operação, que contemplou todo o Segundo Distrito de Rio Branco e a região do Calafate, agora avança para a Baixada do Sol. A ação visa reestruturar e regularizar todo o sistema de abastecimento de água, com expansão da rede de distribuição de água e ligações domiciliares.
O morador é o fiscal
A operação Água 24 Horas está sendo vista de forma positiva pelos moradores. Manoel Neto, 62, é um dos moradores antigos do bairro Calafate e se alegra ao ver o cumprimento das ações desenvolvidas na área de saneamento. Ele foi o fiscal do trabalho da equipe de combate a vazamentos na Rua Francisco de Jesus.“Esse governo trabalha para a gente. Antes a gente vivia pedindo água das casas que tinha poço”, afirmou o morador.
Desde janeiro, mais de quatro mil operações de combate a vazamentos foram realizadas. Os serviços consistem em correção de ligação domiciliar, conserto na rede pública, implantação e religação domiciliar, manutenção, limpeza geral de registro e demais serviços solicitados pelos moradores.
Juntamente aos serviços de monitoramento e combate a vazamentos, a equipe do social (composta por quatro assistentes e vinte agentes sociais) orienta os moradores dos bairros que estão com o sistema funcionando 24 horas a utilizarem água de forma consciente.