Mais 700 alunos em distorção idade/série concluem o ensino médio

Superação é a grande marca dos alunos do PEEM Poronga

muitos_estudantes_do_peem_saem_estimulados_a_continuar_os_estudos_aps_a_concluso.jpg

Muitos estudantes do Peem saem estimulados a continuar os estudos (Foto: Eunice Caetano/SEE)

As formaturas do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM Poronga) costumam ser um grande acontecimento. Nesta sexta-feira, 5, não será diferente, pois 710 jovens que estavam em defasagem idade/série recebem o tão sonhado certificado de ensino médio e vão poder seguir adiante com os estudos. A cerimônia vai contar com a presença do governador do Acre, Binho Marques, da secretária de Estado de Educação, Maria Corrêa, e da gerente de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães.

O ponto alto da colação de grau, que tem início às 19 horas, no auditório da FIRB/FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, é a entrega dos diplomas aos representantes das dez escolas onde há turmas do PEEM Poronga, escolhidos por suas histórias de vida e superação ao longo dos 18 meses de aprendizagem. O comando da festa também será uma atração à parte para os formandos, pois terá como mediadores o ator e apresentador do Globo Ciência, Alexandre Henderson, e a atriz Ana Paula Bouzas.

Uma das histórias de superação é a de Raquel Braga de Holanda, 28. Mesmo cuidando de três crianças, ela não desanimou e ainda contou com o incentivo do marido. "Agradeço a todos os meus professores pelo ensinamento e dedicação", resumiu.          

O Peem Poronga foi implantado no Acre em 2005, através de uma parceria com a Fundação Roberto Marinho. Inicialmente o programa atendia alunos da capital, depois foi expandido para Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira e Tarauacá. Nesses seis anos, o Peem certificou mais de 6,5 mil estudantes com ensino médio, contribuindo para a redução de distorção idade/série, além de colaborar com os bons índices de avaliação do Ideb. 

Com a certificação dessa etapa, que se conclui no próximo dia 19 com a colação dos alunos de Cruzeiro do Sul, juntos, os programas de aceleração Peem Poronga (médio) e Poronga (fundamental) somam mais de 22 mil jovens atendidos, além de ter formado 1.500 professores, desde a sua implementação, ocorrida em 2002.

Janaira Dantas do Nascimento, 19, é consciente da importância e da necessidade de estudar para ter um emprego melhor. Por esse motivo, decidiu voltar à sala de aula. Ficou feliz ao saber da existência do Peem/Poronga, que a ajudaria a recuperar o tempo perdido e concluir o ensino médio. Ela, que estudou na escola Lourival Pinho, diz que ao longo desses 18 meses de curso tanto ela quanto seus colegas tiveram o privilégio de ter professores e supervisores entusiasmados e dedicados que os incentivaram muito a não desistir e acreditar na capacidade de cada um. "Hoje, sinto-me segura e confiante para prestar vestibular para Educação Física. No futuro quero ser uma profissional competente e capacitada." 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter