Mais 27 presos recebem tornozeleira eletrônica

A partir de hoje, mais 27 presos em regime semiaberto terão o benefício de dormir em casa e conviver com a família, deixando os portões do presídio para trás. Nesta manhã o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) entregou novos equipamentos de monitoramento eletrônico – as tornozeleiras.

Equipamento precisa ser carregado por três horas todos os dias e não pode ser retirado do corpo ( Foto: Luciano Pontes/Secom)
Equipamento precisa ser carregado por três horas todos os dias e não pode ser retirado do corpo ( Foto: Luciano Pontes/Secom)

“Isso aqui é a liberdade. Muito melhor que ficar preso, apesar de incomodar um pouco. As pessoas ficam olhando pro equipamento, chegam a apontar o dedo, mas eu não ligo. Saio de bermuda de casa no fim de semana. O que eu devo estou pagando e agora quero outra vida”, disse o reeducando J. Silva (nome fictício), que já usa o equipamento há um ano e hoje acompanhou o cunhado, que também passou a usar a tornozeleira.

Atualmente, 191 presos em regime semiaberto, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, desfrutam do benefício. De acordo com Amábile Link, do Iapen, mais de 600 equipamentos foram disponibilizados para a Vara de Execuções Penais, que concede ou não o uso do serviço para cada preso. Dos processos que constam em análise na Vara, 27 já foram verificados e liberados. A meta do governo do Estado é monitorar mais de 700 reeducandos até o final do ano.

“É um mecanismo que permite a reintegração do reeducando à família e à sociedade, trazendo benefícios para todos e que o governador Tião Viana faz questão de oferecer. É uma oportunidade que ele tem para trabalhar e voltar para o convívio social”, disse o diretor do Iapen, Dirceu Silva.

Maria (nome fictício) é esposa de um dos presos que recebeu o equipamento. Após dois anos recluso, ele volta pra casa. “As crianças sentem falta do pai. Vai ser bem melhor ele em casa, com a família, trabalhando”, comentou.

Como é feito o monitoramento?

Amábile explica que o monitoramento é feito 24 horas por dia, todos os dias, inclusive aos feriados e finais de semana, por meio de tecnologia GPS e GPRS. Caso uma tornozeleira seja arrebentada e afastada do corpo do beneficiário, o equipamento acusa o rompimento e a equipe plantonista tenta entrar em contato com o preso para saber o que aconteceu. Em alguns casos, pode ser apenas um acidente ou a quebra do aparelho por motivo alheio à vontade. Em dois anos de uso deste equipamento pelo governo do Estado 668 presos foram beneficiados e 13 casos de rompimento foram registrados.

Na próxima semana será a vez de Cruzeiro do Sul. O Iapen vai entregar 43 tornozeleiras para os reeducandos que cumprem pena na cidade. Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Bujari, Senador Guiomard também serão beneficiados, conforme autorização da Justiça.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter