Mais 170 pessoas beneficiadas pelo Minha Morada participam do sorteio da localização de suas casas

Foi no final da tarde dessa quarta-feira, 8, no auditório da Fieac, que 170 famílias participaram de mais um sorteio de localização das casas que receberão do Governo do Estado do Acre através do Programa Minha Morada, o maior programa de habitação da história do Acre. Essas famílias já beneficiadas e foram apenas descobrir forma justa e democrática a localização exata de suas casas: a quadra, rua e número em que residirão.

Os beneficiados irão se mudar em breve para os loteamentos Jenipapo, com 90 residências, e  Angico, com mais 80. Todas as famílias beneficiadas passaram por um rigoroso processo de seleção e aprovação, que também contava com a visita de assistentes sociais às famílias. Além do sorteio, a reunião serviu para explicar a todos os beneficiados presentes as suas obrigações e deveres com as unidades habitacionais.

Jozilda Paiva, chefe da divisão de planejamento da Secretaria de Habitação explica que, “as residências foram passadas todas sem nenhum custo para quem mais precisa num universo de mais de 37 mil pessoas que se inscreveram no programa de habitação”. No total, o Minha Morada beneficia diretamente 2.145 pessoas, sendo 725 crianças, cuja vida mudará para melhor. É o caso de Maria das Graças Pereira. Grávida de 7 meses e com mais dois filhos, de 8 e 3 anos. Ela não esconde a felicidade e a emoção por ter a sua própria residência. “É uma sensação muito boa, estou tão feliz. Antes eu morava numa invasão. Meus filhos tão pulando de felicidade, se duvidar, meu filho de 8 anos está mais feliz do que eu”, revela. “Não pensava que alguém fosse olhar por mim, mas o governo veio e agora eu estou ganhando a minha própria casa”.

Para quem mais precisa

“Não é apenas uma casa, mas condições de habitação. Dar a certeza de que você vai abrir a sua torneira e vai ter água e esgoto disponíveis”, lembra Josilda Paiva, ressaltando a importância desse projeto. As prioridades foram as famílias cadastradas no CadÚnico ou que moram nas áreas de risco e fundos de vale das ZAPs.  São famílias compostas por crianças, idosos e deficientes que ganham entre 0 e 3 salários mínimos. Sete casas no loteamento Jenipapo foram construídas especialmente para pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiência física.

Todas as casas entregues nesses lotes são em alvenaria. Possuem 2 quartos, banheiro, sala de estar, cozinha, varanda e área de serviço. Os beneficiados pelo programa recebem a casa do estado e devem assinar apenas com um termo de compromisso, garantindo que viverão em suas residências e não venderão nem alugarão pelo período mínimo de 5 anos. Além disso, também há o acordo de manter as crianças na escola e respeitar os idosos. A data de entrega das casas está prevista para 21 de dezembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter