A formatura foi realizada no município de Bujari, e no próximo sábado a festa será em Rio Branco
Cerca de 160 adolescentes do município de Bujari, receberam na noite da última quarta-feira, 11, o certificado de conclusão do ensino fundamental do Projeto Poronga. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no ginásio poliesportivo do município e reuniu centenas de pessoas da comunidade, pais de alunos, além do secretário municipal de Educação de Bujari, Antônio Cleudo, o presidente da câmara dos vereadores , Francisco Bessa entre outras autoridades.
Morando distante 90 km da zona urbana, no Rio Antimari, os irmãos Luana (14), Marcos(15) e Marcelo Lemos(16) superaram as dificuldades e resolveram voltar à escola e continuar os estudos, depois que conheceram a metodologia do projeto. "Ele tem um sistema de ensino mais ágil e avança mais rápido, precisávamos muito de incentivo e foi através dele que voltamos a acreditar que podíamos aprender", desabafa Marcos.
Assim como os irmãos Lemos, Jucimária de Lima, 16, também venceu obstáculos para voltar a sala de aula. Ela caminhava todos os dias 10 Km até a escola São João Batista, muitas vezes debaixo de chuva, mas nada disso fez com que a jovem perdesse o interesse de retornar aos bancos escolares. " Foi uma decisão muito importante para mim, pois adiantei anos perdidos. Graças ao Poronga, consegui meu diploma e a volta de minha autoestima", conclui a estudante.
No município de Bujari, 170 alunos freqüentaram o programa. O índice de aproveitamento (avanço e ingresso no ensino médio) foi de 94% e apenas 6% de reprovação, tendência observada nos outros dez municípios no qual o Poronga está presente.
E no próximo sábado, às 17 horas, no ginásio do Sesi, em Rio Branco mais 1200 alunos recebem certificados de ensino fundamental pelo Projeto Poronga.