Maior plantador de açaí do mundo elogia política produtiva do estado

O Acre recebeu nos últimos quatro dias a visita do proprietário do maior plantio de açaí do mundo. Eloy Luiz Vaccaro é referência na produção do fruto. Na cidade de Óbidos, no Pará, o produtor rural cultiva 1.500 hectares de açaí.

A vinda ao Estado se deu por meio de um convite do governo com o objetivo de discutir a cadeia produtiva do açaí. O fruto é considerado um produto estratégico para a economia acreana.

Durante os dias de visita, Vaccaro conheceu toda a cadeia produtiva do açaí no Acre. A intenção é fomentar a produção do fruto em pequenas, médias e grandes propriedades. Um dos exemplos do quanto o cultivo desse fruto pode ser importante para os produtores rurais vem do Polo Dom Joaquim, na Estrada Transacreana.

O produtor familiar Raimundo Caetano decidiu investir no plantio do fruto e não se arrependeu. “Desde que o governo do estado incentivou a plantar açaí, a renda da minha família só aumentou. Hoje, só do açaí, eu consigo uma renda mensal de dois mil reais”, comemora o agricultor.

Glenilson Figueiredo, gestor da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), destacou a importância da visita: “Nós temos todas as condições para aumentar a produção de açaí no Acre. Por isso é tão importante a visita de um produtor experiente como o Eloy Vaccaro”.

Um dos atrativos para incentivar produtores rurais a cultivar açaí é a garantia da comercialização. O consumo do produto cresce a cada dia no Brasil e no mundo. O governo do Acre está atento a isso, criando e fortalecendo parcerias que possam absorver o que é produzido pelos agricultores.

O empresário conheceu uma dessas parcerias em visita à Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), que representa três mil produtores acreanos e já transforma em polpa parte da produção do açaí do estado.

“A vinda do Vaccaro é uma ótima oportunidade para o fortalecimento da cadeia produtiva desse produto tão importante para a nossa economia”, afirma José Carlos Reis, responsável pela Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap).

Nova empresa

Produtor diz que o Acre tem todas as condições para produzir um açaí de excelente qualidade. (Foto: Edna Medeiros)
Produtor diz que o Acre tem todas as condições para produzir um açaí de excelente qualidade. (Foto: Edna Medeiros)

A outra boa novidade para quem produz o fruto no Acre é a instalação, ainda em 2015, da Superfruits Global Acre Importação e Exportação Ltda., na Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE). A empresa terá capacidade de produzir 88 toneladas de açaí em pó por ano.

“O açaí é um dos nossos carros-chefes na área da fruticultura, por causa da grande demanda em todo o mundo. Com a instalação dessa indústria na ZPE, o produtor tem mais um motivo para investir no cultivo”, destaca Fernando Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre (Sedens).

Um momento importante da discussão sobre a cadeia produtiva do açaí se deu durante encontro entre técnicos do governo do estado, representantes da Embrapa e do Sebrae. “Estou aqui para trazer um pouco da minha experiência e para aprender também. Pelo que pude observar, o Acre tem todas as condições para produzir um açaí de excelente qualidade”, afirmou Eloy Vaccaro.

Acre é exemplo de empreendedorismo, diz produtor rural

Durante a visita ao Acre, Eloy Luiz Vaccaro conheceu os principais projetos executados pelo governo do estado para estimular o crescimento do setor produtivo. São ações que vão desde a atividade primária, como o fortalecimento da agricultura, até a instalação de indústrias com tecnologia de ponta, como é o caso do Complexo de Piscicultura.

O empresário visitou uma plantação de seringueiras que faz parte do projeto Florestas Plantadas. Em seis anos já foi distribuído 1,5 milhão de mudas da planta. Ainda na área da agricultura, o produtor rural se mostrou entusiasmado com a qualidade do milho produzido na região.

Empresário diz que Complexo da Piscicultura coloca o estado na vanguarda do empreendedorismo (Foto: Edna Medeiros)
Empresário diz que Complexo da Piscicultura coloca o estado na vanguarda do empreendedorismo (Foto: Edna Medeiros)

Acre empreendedor

Mas os quatro empreendimentos que, segundo Vaccaro, colocam o Acre na vanguarda do empreendedorismo são o Complexo de Piscicultura, em Rio Branco, a AcreAves e a Dom Porquito, em Brasileia, e a Fábrica de Preservativos Natex, em Xapuri.

Os empreendimentos, frutos da parceria do governo do estado com a iniciativa privada, estão mudando a vida de milhares de produtores rurais e extrativistas do Acre.

“Eu tinha na cabeça que o Acre era apenas seringueira e violência no campo, pelo que escutava desde a época do assassinato de Chico Mendes. Mas achei um estado diferente, com projetos fantásticos. Aqui há um governador dinâmico, disposto a ajudar os empreendedores. Esse Complexo de Piscicultura, por exemplo, é maravilhoso. Vai resolver a vida de pequenos e grandes criadores de pescado”, comenta Vaccaro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter