Mãe volta a estudar para motivar a filha

(Foto: Marinez Lopes/SEE)
Rosângela retomou os estudos há quatro anos (Foto: Marinez Lopes/SEE)

Rosângela Marinheiro tem 51 anos de idade e aos 47 voltou a estudar. “O maior incentivo foi servir de exemplo para minha filha. Queria que ela se orgulhasse de ter uma mãe que sabe ler e escrever, e, principalmente, que entendesse que o futuro é a gente que faz”, afirma.

Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursa o ensino médio na Escola Estadual Berta Vieira, em Rio Branco. Ali fez o ensino fundamental e também amigos: “Ela é uma mulher articulada, perspicaz e muito batalhadora, sempre se destacou e isso não pode ser desperdiçado. Temos certeza que vai muito longe”, ressalta a diretora escolar Nazaré Aragão, ou “Nazinha”, como carinhosamente é tratada pela aluna e também amiga.

Esta é sua terceira tentativa de concluir os estudos: “Quando terminei o fundamental passei dez anos sem estudar. Depois retornei e parei de novo. Agora resolvi voltar e estou muito otimista, porque o EJA é a minha oportunidade de mudar de vida, de ter um futuro melhor”, frisa a aluna.

Empregada doméstica desde os 17 anos, já exerceu também a função de secretária. Mas sempre foi necessário acumular várias funções para sustentar a família: “Tenho vários tipos de profissão, sou cabeleireira, depiladora,  manicure e tudo o que vier. Me viro como dá”, diz.

Atualmente, devido a problemas de saúde, está desempregada, mas visualiza na formação a oportunidade de progresso financeiro: “Entendo que se você tem um bom ensino, vai muito além do que pensa. Parar de estudar é emperrar os sonhos”, acentua.

Rosângela conta que, paralelamente ao EJA, aproveita para fazer cursos profissionais e que sua grande meta é cursar Engenharia Elétrica.  “O meu pai era eletricista e sempre gostei disso. Na minha casa, eu que conserto, ligo e desligo tudo, não preciso de homem pra nada”, diz.

Um conselho que a estudante repete para sua filha Sara e outros jovens é: “Nunca pare de estudar, porque isso é um atraso de vida. Se eu tivesse continuado, minha vida hoje seria diferente. O futuro da gente são os estudos”.

Para os interessados em retomar os estudos, as matrículas do EJA seguem abertas até o dia 29 deste mês. Confira a lista de escolas que possuem vagas para EJA em Rio Branco

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter