Mãe empreendedora supera adversidades para sustentar família

cedida
Jacira viajou com a família a Santa Cruz, na Bolívia, para participar da formatura da irmã (Foto: Cedida)

Três filhos e nove irmãos. O que eles têm em comum? O amor da acreana Jacira Gomes de Souza, 40 anos. Primogênita da família Souza, a manicure começou a trabalhar muito cedo para ajudar a mãe a sustentar a família.

Natural de Xapuri, a manicure passou a morar em Rio Branco quando tinha 12 anos. O primeiro emprego foi em uma pensão, de onde assegurava a refeição diária dos irmãos mais novos.

“Quando minha mãe separou do meu pai, que viemos morar em Rio Branco, às vezes a gente não tinha nem o que comer. Quando passei a trabalhar na pensão, as coisas melhoraram. No fim do dia, eu levava uma vasilha cheia de comida para os meus irmãos jantarem”, recorda Jacira, emocionada.

As cartelas de adesivos são confeccionadas por Jacira (Foto: Val Fernandes/Secom)
As cartelas de adesivos são confeccionadas por Jacira (Foto: Val Fernandes/Secom)

Manicure há 11 anos, a profissão deslanchou em meados de 2013, quando Jacira foi beneficiada com um curso profissionalizante na área e equipamentos, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios.

“Costumo dizer que a profissão de manicure foi um presente de Deus. Porque, do nada, eu já estava pintando as unhas das minhas amigas – nem a minha eu sabia pintar”, relembra a manicure, que possui uma renda mensal de R$ 1,5 mil, atendendo as clientes na própria casa.

No curso ofertado pelo Estado, ela aprendeu a confeccionar adesivos para unhas. Sua habilidade lhe rendeu o aumento da renda familiar. As cartelas de adesivos são compradas por mercantis locais e outras manicures.

Chefe de família, Jacira sustenta a casa sozinha, já que o filho e o marido estão desempregados. Além disso, a empreendedora também financia os estudos da irmã, que se formou em medicina fora do país e está em processo de validação do diploma.

“O sonho do meu pai era ver um filho formado. Quando ele morreu, decidi cuidar da minha irmã mais nova e bancar os estudos dela. O meu ensino médio eu só pude fazer depois da mocidade, mas faço questão de que meus filhos estudem”, destacou a manicure, mãe, empreendedora e chefe de família Jacira Gomes de Souza.

Jacira sustenta a família com o pequeno negócio de Beleza (Foto: Val Fernandes/Secom)
Jacira sustenta a família com o pequeno negócio de beleza (Foto: Val Fernandes/Secom)

Investimentos

O Programa Estadual de Apoio e Incentivo aos Pequenos Negócios, implementado pelo governador Tião Viana, já transformou a realidade de mais de 16 mil famílias em todo o Acre.

Cerca de 70 mil pessoas já foram beneficiadas, direta e indiretamente, por meio dessa política pública socioeconômica. Com o foco em famílias de baixa renda e a emancipação de beneficiários do Bolsa Família, o programa já movimentou cerca de R$ 27 milhões em investimentos dos governos federal e estadual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter