Três filhos e nove irmãos. O que eles têm em comum? O amor da acreana Jacira Gomes de Souza, 40 anos. Primogênita da família Souza, a manicure começou a trabalhar muito cedo para ajudar a mãe a sustentar a família.
Natural de Xapuri, a manicure passou a morar em Rio Branco quando tinha 12 anos. O primeiro emprego foi em uma pensão, de onde assegurava a refeição diária dos irmãos mais novos.
“Quando minha mãe separou do meu pai, que viemos morar em Rio Branco, às vezes a gente não tinha nem o que comer. Quando passei a trabalhar na pensão, as coisas melhoraram. No fim do dia, eu levava uma vasilha cheia de comida para os meus irmãos jantarem”, recorda Jacira, emocionada.
Manicure há 11 anos, a profissão deslanchou em meados de 2013, quando Jacira foi beneficiada com um curso profissionalizante na área e equipamentos, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios.
“Costumo dizer que a profissão de manicure foi um presente de Deus. Porque, do nada, eu já estava pintando as unhas das minhas amigas – nem a minha eu sabia pintar”, relembra a manicure, que possui uma renda mensal de R$ 1,5 mil, atendendo as clientes na própria casa.
No curso ofertado pelo Estado, ela aprendeu a confeccionar adesivos para unhas. Sua habilidade lhe rendeu o aumento da renda familiar. As cartelas de adesivos são compradas por mercantis locais e outras manicures.
Chefe de família, Jacira sustenta a casa sozinha, já que o filho e o marido estão desempregados. Além disso, a empreendedora também financia os estudos da irmã, que se formou em medicina fora do país e está em processo de validação do diploma.
“O sonho do meu pai era ver um filho formado. Quando ele morreu, decidi cuidar da minha irmã mais nova e bancar os estudos dela. O meu ensino médio eu só pude fazer depois da mocidade, mas faço questão de que meus filhos estudem”, destacou a manicure, mãe, empreendedora e chefe de família Jacira Gomes de Souza.
Investimentos
O Programa Estadual de Apoio e Incentivo aos Pequenos Negócios, implementado pelo governador Tião Viana, já transformou a realidade de mais de 16 mil famílias em todo o Acre.
Cerca de 70 mil pessoas já foram beneficiadas, direta e indiretamente, por meio dessa política pública socioeconômica. Com o foco em famílias de baixa renda e a emancipação de beneficiários do Bolsa Família, o programa já movimentou cerca de R$ 27 milhões em investimentos dos governos federal e estadual.