Dona Francisca Alves de Lima, carinhosamente chamada de Loira na comunidade Barro Alto, na região da Transacreana, era uma das moradoras mais animadas com a entregada do programa Luz para Todos, nesta quarta-feira, pelo governador Tião Viana.
Sentada na primeira fila, dona Francisca gritava e batia palmas a cada discurso, a cada frase. Uma animação que ela fez questão de explicar: “Eu mudei pra cá há três anos e só agora eu pude voltar a beber meu suquinho gelado, uma água geladinha, ter um ventilador pra melhorar esse calorão. Sem falar que melhoraram o ramal, tá mais fácil pra gente chegar na cidade, levar a produção. Esse governo tem feito muita coisa, tá mudando a nossa vida. Ver o governador aqui reunido com a gente é uma prova que ele tem compromisso com o povo”.
O governador Tião Viana deixou o gabinete antes das 11h da manhã, partiu para a estrada Transacreana e enfrentou, num dia chuvoso, 14 quilômetros de ramal não asfaltado para chegar à comunidade Barro Alto. Tião fez questão de entregar os 32 quilômetros de rede de energia que vão beneficiar 109 famílias, e dizer a cada uma que energia não é apenas luz dentro de casa, mas saúde, qualidade de vida, oportunidade de desenvolvimento econômico.
“Agora as mães não serão mais obrigadas a preparar comida salgada para a família e isso diminui os riscos de pressão alta, de doenças. Tem como beber uma água gelada quando volta do roçado, assistir a um filme na televisão. O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff têm sido grandes parceiros do Acre, permitindo que a gente tire famílias do isolamento através da inclusão energética. É muito difícil viver numa área isolada, mas o compromisso do governo é atender os que mais necessitam”, disse o governador Tião Viana.
Para o coordenador estadual do programa Luz para Todos no Acre, Petronilo Filho, o Pelezinho, entregar mais uma etapa do programa no estado é algo gratificante. “Eu sou filho de produtor rural e saio daqui com o coração feliz, cheio de esperanças renovadas com a alegria de vocês. Aquilo que falaram que era impossível ser feito, está sendo concluído pelo nosso governo, porque nós temos compromisso com o nosso povo”, comentou.
João Manso é presidente da Associação União Floresta, que reúne produtores da Transacreana. “Pra gente essa luz é mais que uma grande ajuda, era um sonho para todos nós. Nós só temos a agradecer o trabalho que foi realizado aqui”.
Participaram do ato de entrega do programa Luz para Todos o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago, e o deputado estadual Jonas Lima.
Produção – O secretário de Extrativismo e Produção Familiar, Lourival Marques, anunciou boas notícias aos produtores do Barro Alto. O projeto de Assentamento vai receber mais de cem açudes dentro do programa de piscicultura do Governo do Estado, além de mecanização agrícola e assistência técnica.
“Assim vocês poderão aumentar a produção, e, aumentando o que é produzido, o governo tem condições de beneficiar com o programa de compra da produção, que garante um benefício de até R$ 4,1 mil por produtor e todos os produtos adquiridos são distribuídos para a merenda escolar, hospitais”, disse o secretário.
Deracre foi fundamental para garantir trabalho das equipes
O governador Tião Viana tomou a decisão de casar o trabalho do Deracre (Departamento de Estradas e Rodagens) com o programa Luz para Todos quando fosse preciso para garantir a execução das ações necessárias.
“Nosso trabalho foi entrar no ramal e garantir condições de tráfego para os caminhões e as equipes do programa. Somente num dos ramais paralelos fizemos 16 linhas de bueiro. Onde era preciso consertar ponte, consertamos. O que foi preciso fazer, nós fizemos. E agora vamos continuar um trabalho de melhoramento, garantindo piçarramento nas ladeiras, por exemplo”, garantiu o diretor do Deracre, Marcus Alexandre.
Galeria de imagens