Marechal Taumaturgo completa 20 quilômetros de rede e Tião Viana autoriza mais 20 quilômetros
O caminho que separa a pista de pouso de Marechal Taumaturgo da beira do rio Juruá e metade dos 50 minutos de voadeira, rio acima, até a comunidade Jardim das Palmas foram percorridos embaixo de chuva. o esforço valeu a pena pela alegria da chegada, quando o governador Tião Viana, o presidente da Assembleia Legislativa e a equipe de governo foram recebidos com festa na beira do barranco, com direito a fogos, aplausos, música do Amado Batista e sorrisos, muitos sorrisos.
A festa se justifica pelos 20 quilômetros de rede de energia que levam não apenas a força necessária para acender uma luz ou fazer funcionar uma geladeira. Os fios e postes do programa Luz para Todos, do Governo Federal, transportam também a realização dos sonhos de centenas de seringueiros e ribeirinhos que esperaram por anos pela tão festejada luz.
“O desafio de chegar até aqui não é fácil. A comunidade botou os postes nas costas, saiu de casa para ajudar a desencalhar barcos”, disse o assessor político do governo, Itamar de Sá.
O programa Luz para Todos já beneficiou no Acre 40 mil famílias, com 12 mil quilômetros de rede. Em Marechal Taumaturgo já foram feitos 50 quilômetros de rede e o governador Tião Viana autorizou mais 20 quilômetros na região do rio Juruá. “Eu sei todas as dificuldades que vencemos para chegar até aqui e saibam que a felicidade de vocês é a minha felicidade”, disse Petronilo Filho, o Pelezinho, coordenador estadual do programa Luz para Todos.
“Eu morei três anos em Porto Walter e três anos na comunidade Paraná dos Mouras. Nasci na beira do rio Juruá e nunca pensei que hoje eu estaria aqui, no sétimo mandato de deputado, como presidente da Assembleia Legislativa, para entregar a vocês, povo do nosso Acre, essa tão sonhada energia”, disse o deputado Elson Santiago.
O governador Tião Viana apresentou os investimentos na produção agrícola e incentivou os ribeirinhos a melhorar a produtividade. Os benefícios da energia também foram ressaltados.
“Para um jovem, uma criança, talvez a luz não tenha tanto significado. Mas para um homem de cabelo branco, que mora há anos aqui e viu o pai morrer sem o realizar o sonho de ter energia dentro de casa, de ligar uma lâmpada, tomar uma água gelada, essa luz é muita coisa. É a luz que vem para iluminar a vida dos filhos, da família, para trazer saúde para todo mundo. Muitas vezes quem sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado, vive a consequência de ingerir tanto sal, mas entre comer e não comer carne alguma é necessário se alimentar. Agora há alternativa. A lógica do comércio também vai mudar. Marechal Taumaturgo vai vender mais geladeiras, televisores, fogão elétrico”, disse o governador.
Moradores comemoram chegada da luz
“Eu tinha os aparelhos em casa só esperando por essa energia. É uma felicidade muito grande. Nasci e me criei na beira desse rio e esperei 60 anos por esse dia”, disse Maria de Lurdes Barbosa da Silva, moradora da comunidade Matrinchã, uma das três beneficiadas pela energia, ao lado das comunidades Jardim das Palmas e Icuriá.
Antônio Bezerra, o Bé, foi um dos moradores que ajudou a carregar os postes nas costas. “Mas nós fizemos isso com gosto porque a nossa vida mudou quando essa energia foi ligada. As dificuldades foram imensas, mas valeu a pena, com certeza. Todos nós esperamos muito por isso”, disse.