Governador Tião Viana entrega 9,7 quilômetros de rede de energia para as 45 famílias do Crôa
Talvez seja impossível navegar pelas águas escuras do rio Crôa, em Cruzeiro do Sul, e não sentir por aquele pedaço de natureza uma paixão pela obra do Criador. “Um jardim de Deus na Amazônia”, segundo as palavras do governador Tião Viana, a comunidade de moradores do rio Crôa, com 45 famílias, comemorou nesta terça-feira a realização de um sonho antigo: a energia elétrica.
“Este é um dos lugares mais bonitos do mundo. Em janeiro uma equipe de governo com sete secretários vem até a comunidade para discutir com vocês as demandas locais, para que possamos desenvolver e preservar este lugar. Eu venho de coração aqui nesse ambiente, com a minha esposa, pra dizer que o governo está de mãos estendidas para vocês. Hoje, quando a luz chega até a comunidade, é um momento em que um pai pode acompanhar uma lição de um filho, uma mãe pode olhar um filho a noite, pode guardar um leite na geladeira, deixa de salgar a carne que a família vai comer. Isso não é só dignidade, é saúde, é educação, é qualidade de vida”, disse o governador.
O governador Tião Viana inaugurou 9,7 quilômetros de rede de energia que atravessa a floresta e leva o programa Luz para Todos aos moradores. A energia para todos os brasileiros, mesmo os que moram em áreas isoladas, afastadas e de difícil acesso, é um esforço da presidente Dilma, que, ainda enquanto ministra das Minas e Energias, transformou o programa tucano Luz no Campo – que obrigava os beneficiados a pagar pela instalação da rede, o que explica as caras contas de luz que alguns produtores familiares pagam até hoje, como os da Comunidade Santa Luzia – no maior programa de alcance social da história do Brasil.
No Acre o programa Luz para Todos já atendeu 12 mil famílias e instalou 40 mil quilômetros de rede de energia.
“O pedido que o governador Tião Viana me fez foi transformar o impossível em possível, sem medir esforços para trazer para comunidades como essa o direito que cada família brasileira tem de ter energia em casa”, disse o coordenador estadual do programa Luz para Todos, Petronilo Filho, o Pelezinho.
O professor da Universidade Federal do Acre, Marcelo Siqueira, acompanhou a agenda do governador. “A energia na comunidade significa que quando uma equipe de saúde vier para cá vai poder se instalar com melhores condições, que vai poder haver computadores nas escolas. O governador Tião Viana não trouxe só energia, trouxe também cidadania para as famílias que moram aqui”, comentou.
Rio Crôa pode ganhar refúgio ecológico com pousada e restaurante
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, acompanhou o governador à agenda do rio Crôa e levou na bagagem boas notícias aos moradores. Com o projeto da acadêmica de Arquitetura Carolina Sgorla, ela apresentou a proposta de construir um refúgio ecológico ao longo do rio, incluindo hospedagem, mirante, restaurante, loja de artesanatos e arvorismo.
“A ideia é que o turismo aqui não seja de aventura, mas contemplativo, e que sejam construídas dez cabanas, para que a demanda seja agendada, com controle, e as pessoas possam vir, estacionar o carro num deck ao lado da ponte, almoçar, contemplar a natureza, observar os pássaros. É importante que a comunidade tenha como se sustentar para continuar preservando a floresta”, comentou a primeira-dama.
Segundo o governador Tião Viana, assim que a comunidade aprovar a obra do refúgio ecológico, o governo dá início a construção. “Mas todos têm que querer para que seja algo de todos”, comentou.
“Morar num lugar bonito sem ter como sobreviver neste lugar não faz sentido. O que a primeira-dama veio trazer aqui, junto com o governador, é algo que já sonhamos há anos, mas nunca tivemos esse apoio. Nunca tivemos um governador sentado no chão da nossa comunidade dizendo que vai trazer uma equipe de secretários, de produção, meio ambiente, pequenos negócios, pra ajudar no nosso desenvolvimento”, disse o presidente da Associação de Moradores do Rio Crôa, Jean Carlos de Oliveira.
Galeria de imagens