Diariamente, mais de duas mil pessoas passam pela Organização das Centrais de Atendimento (OCA) em Rio Branco utilizando os mais de 600 serviços disponibilizados pelos 30 órgãos que compõem a estrutura. Na manhã desta sexta-feira, 23, foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem esteve no local para conhecer o modelo de atendimento dessa que é uma das mais modernas centrais de serviços do país.
Acompanhado do governador do Estado, Tião Viana, dos senadores da República Aníbal Diniz e Jorge Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, Lula visitou as praças de atendimento, tendo conversado com servidores e com populares. O espaço foi apresentado pelo governador, que explicou como são realizados os atendimentos e expôs as dependências da central ao ex-presidente. “Mais de sete mil atendimentos são realizados diariamente. Isso reflete o compromisso das instituições com a população do Estado”, destacou Tião Viana.
Durante a visita, Lula elogiou a prestação de serviço à população. “Não sabia que existia uma coisa dessa magnitude. Eu acho um exemplo para o Brasil inteiro, uma lição de vida que ensina os Estados a tratarem o povo com dignidade. Isso é que é exemplo”, destaca.
O senador Jorge Viana também falou a respeito da visita de Lula à OCA. “É a visita de um amigo a essa obra que foi feita com muito carinho pelo governador Binho Marques, antecessor de Tião Viana] e é cuidada diariamente pela atual administração do Estado. É a expressão daquilo que o Lula sempre sonhou: tratar bem os mais pobres, cuidar das pessoas que mais precisam e criar serviços de qualidade”, enfatiza.
A OCA Rio Branco é o primeiro local a ser visitado pelo ex-presidente Lula – a última vez que o petista esteve no Estado foi em 2009, quando visitou a cidade de Cruzeiro do Sul.
Sobre a OCA
A instituição reúne, em dois pisos e seis praças, 30 órgãos públicos municipais, estaduais e federais, que, juntos, oferecem aproximadamente 600 serviços básicos. Os espaços são divididos pelas cores verde, amarelo, azul, laranja, rosa e vermelho.
As cores são utilizadas para melhor identificar as áreas de atuação das instituições presentes no espaço, que, além dos serviços básicos, têm uma oferta total de 1.500 modalidades de atendimento.
O atendimento é realizado por servidores das instituições e a recepção, por funcionários da própria central de serviços. Este ano, até o mês de julho, foram realizados sete mil atendimentos, em média, por dia. A diretoria realiza pesquisas de satisfação periodicamente e tem um resultado de 94% de aprovação.
A ideia do espaço é oferecer conforto, qualidade e agilidade aos cidadãos que buscam atendimento. O trabalho tem como base a capacitação e o padrão de qualidade desde a chegada até a conclusão do serviço prestado.
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