Lula, grande amigo do Acre

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
No desembarque, Lula recebeu o carinho da população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mais uma vez o Acre recebe a visita do ex-presidente Lula. Como nas outras vindas ao estado, esta marca mais uma etapa de avanço para a história do Acre: a consolidação da piscicultura. Lula veio participar do 3° Encontro de Piscicultores.

O ex-presidente tem papel fundamental no desenvolvimento e consolidação de diversos projetos no estado – desde o beneficiamento no setor industrial, de produção, saúde, educação, infraestrutura, até a geração de emprego e renda.

A amizade que ultrapassa décadas

Nos momentos mais marcantes da história do Acre, Lula esteve presente. Em julho de 1981, o Acre perdia Wilson Pinheiro, o primeiro líder dos movimentos sindicais iniciados na década de 70. Lula veio trazer sua solidariedade à família e ao povo acreano. Em dezembro de 1988, o estado sofreu novamente com a perda de Chico Mendes, o mais famoso líder seringueiro da Amazônia, e mais uma vez Lula trouxe sua solidariedade.

Lula_no_Acre_1136_Foto_Sergio_Vale_Secom
Lula cumprimentou amigos que conheceu no Acre ainda na década de 80 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Integração, infraestrutura e habitação

Na década de 90, Lula visitou diversos municípios do estado e começou a buscar recursos que desencadearam os maiores projetos de integração com a interligação dos municípios acreanos. Uma ação que trouxe impactos não só na acessibilidade, mas na economia.

A história da habitação do Acre também se transformou. Em 2009, Lula levou para a imprensa nacional as dificuldade que o Acre enfrentava para edificar obras públicas. Na época, o então presidente pediu a anistia de impostos para a compra de materiais de construção e, junto ao governo, avançou na execução de programas habitacionais. Hoje, o governo de Tião Viana contabiliza a entrega efetiva de mais de 11 mil casas no Acre.

Principal incentivador da piscicultura no Acre

O Acre se tornou referência para o país ao construir o mais moderno Complexo de Piscicultura do país, o Peixes da Amazônia S.A – composto por um centro de reprodução de alevinos, um frigorífico e a fábrica de ração. Em 2013, Lula prestigiou a inauguração do Complexo. O ex-presidente foi o principal incentivador do projeto, sendo, desde o início, consultado pelo governador Tião Viana quanto à execução e andamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter