Últimos preparativos para o Arraial Cultural

Cerca de quinhentas pessoas participaram do sorteio das barracas e dos pontos de vendas para a festa do calendário popular do Acre

6.jpg

Cerca de quinhentas pessoas se inscreveram para as barracas e pontos de venda, um número que segundo a organização aumentou consideralvemente em relação aos anos anteriores (Foto: Val Fernandes)

Em fase dos últimos preparativos para a festa do calendário popular do Acre, a equipe de organização do 13º Arraial Cultural realizou o sorteio das barracas de comidas típicas e de outros produtos que serão comercializados durante a festa popular. O sorteio das barracas e pontos de vendas aconteceu na última terça-feira, 7, na Tentamen, com a participação dos inscritos que lotaram o espaço.   

Cerca de quinhentas pessoas se inscreveram para as barracas e pontos de venda, um número que segundo a organização aumentou consideralvemente em relação aos anos anteriores. Foram sorteadas 92 barracas e 54 pontos de venda, distribuídos em comidas típicas, tacaca e rabada, doces, churrascos, lanches, artesanato, pipoca e banana, sorvete, churros, brinquedos, maça do amor e banquinhas de bomboms.

“Para nós o número triplicou. Isso se deve ao fato de termos colocado duas semanas de inscrições e  feito uma divulgação mais ampla. Além, disso o Arraial Cultural a cada ano tem mobilizado a economia de mercado fazendo circular produtos e gerado empregos diretos das diferentes maneiras. Neste Arraial serão mais de mil pessoas trabalhando diretamente nas diversas atividades melhorando a renda de famílias que estão na economia informal”, comentou Karla Martins, uma das organizadoras do evento.

Para a comercialização dos produtos foi criado o Terreiro dos Quitutes, com várias barracas espalhadas e decoradas  ao estilo junino.  Uma oportunidade dos artesãos, quituteiras e comerciantes de ganharem um dinheiro extra.  

Nas barracas montadas no Terreiro dos Quitutes serão comercializados sucos, doces, bolos, açaí, bombons, receitas com carne-de-sol, galinha picante, rabada no tucupi, charutos, bobó de camarão entre outras iguarias, tudo ao gosto do freguês.  Além da culinária regional, o evento abre espaço para o artesanato acreano.

A 13ª edição do Arraial Cultural acontece de 20 a 26 deste mês, a partir das 19 horas, na avenida Amadeo Barbosa. Será oferecida ao público acreano uma programação com shows, brincadeiras juninas, concurso de quadrilhas, bingos, apresentações artísticas, entre outras atrações.

O evento homenageia os sanfoneiros do Acre, unindo tradição e cultura popular, com o Encontro de Sanfoneiros, um grande show com músicos que tocam esse instrumento que tão bem representa a identidade musical acreana e nordestina.

Bandas de forró  no ‘Saudade do Seringal’

oficina.jpg
oficina_2.jpg

Para o espaço que abriga o evento ficar de acordo com o conceito que remete às festas populares juninas, acontece durante um mês a oficina de criação dos ornamentos (Foto: Val Fernandes)

Cerca de onze bandas acreanas já estão confirmadas para animar a programação. Os grupos estarão se revezando no palco Saudade do Seringal. Uma novidade este ano é que o espaço será ambientado para que o público possa dançar os ritmos. “O lugar será decorado ao estilo junino, teremos um tablado para dança com cobertura e o palco será bem maior para a apresentação das bandas.  Teremos apresentações com vários grupos de forró durante todo o arraial”, explica Karla Martins.

Oficina de ornamentos –
Um dos diferenciais que o Arraial Cultural proporciona além da geração de renda é a oportunidade de interagir com a arte. Para o espaço que abriga o evento ficar de acordo com o conceito que remete às festas populares juninas, acontece durante um mês a oficina de criação dos ornamentos que irão decorar o espaço que abrigará a cidade cenográfica.

Na oficina que é coodenada pela decoradora Silvana Mota e o artista plástico Darci Seles, o grupo desenvolve uma decoração que remete às festas populares dos seringais com o propósito de revitalizar a cultura acreana. Balões tradicionais feitos de chitão, adereços, banderolas  e  peças como o contador de ‘causos’, o casamento, a quadrilha, os santos juninos, entres outros, estão sendo confeciconados pelo grupo.  

O Arraial Cultural é  promovido pelo governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter