Livro retrata história do Juruá focando na evolução de Cruzeiro do Sul

O cruzeirense Raimundo Carlos de Lima veio ao Acre para lançar o livro e entregar uma cópia ao governador Tião Viana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O cruzeirense Raimundo Carlos de Lima veio ao Acre para lançar o livro e entregar uma cópia ao governador Tião Viana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana recebeu nesta quinta-feira, 21, a visita do auditor da Receita Federal e escritor, Raimundo Carlos de Lima, que presenteou Tião com uma cópia de seu lançamento: Na Amazônia Ocidental – A cidade-sede do Alto Juruá revelada. O livro conta principalmente sobre a revolução histórica de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre.

A obra, de autoria do cruzeirense que hoje mora em Cuiabá e é mais conhecido como Dindola, registra a evolução histórica da cidade-sede do antigo Alto Juruá, a Terra dos Nauas, desde os idos de 1850 (antes de sua fundação), até os dias atuais. Contempla a obra uma gama de informações e dados que podem constituir uma espécie de retrato do município, antes e depois de seu desmembramento para formar outras cidades vizinhas, e complementa outras que a antecederam.

Raimundo revela que desde muito jovem sentiu falta de resoluções históricas sobre o Alto Juruá em sua época de colégio. “O livro levou bastante tempo para ser escrito e contou com muitas parcerias. São 14 capítulos que vão desde antes da fundação da cidade por cerca de 1904 até os dias atuais em consolidação de sua administração pública. E o governador Tião Viana é uma pessoa que valoriza o saber, por isso vim trazer uma edição”, conta.

Em Cruzeiro do Sul o lançamento do livro ocorreu dia 11 na biblioteca Padre Trindade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter