Live sobre a importância de perceber riscos nas vias encerra a Semana Nacional de Trânsito no Acre

No final da tarde desta sexta-feira, 25, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) encerrou a programação da Semana Nacional de Trânsito 2020 (SNT), com a live que transmitiu a mesa redonda “A percepção de riscos no trânsito, a importância de desenvolvê-la”, por meio dos canais no Instagram, Facebook e YouTube da instituição.

O bate-papo, mediado pela jornalista Andréia Nobre, teve como principal objetivo alertar os condutores e pedestres sobre a responsabilidade de prevenir acidentes e proteger vidas.

Para evitar acidentes é preciso estar consciente dos riscos, essa foi a mensagem principal do bate-papo (Foto: Ana Flávia Soares)
Live teve o objetivo de alertar os condutores e pedestres sobre a responsabilidade de prevenir acidentes e proteger vidas Foto: Ana Flávia Soares

A professora doutora Greiciane Rocha, coordenadora da Liga Acadêmica de Prevenção de Trauma de Trânsito do curso de enfermagem da Ufac, falou sobre a importância da utilização correta dos equipamentos de segurança em veículos e motocicleta. “Os dispositivos de segurança são primordiais para redução dos impactos na saúde e para manutenção da vida em caso de acidentes. Mas precisamos utilizá-los da forma certa para que cumpram com seu papel de proteger”, explicou.

Nelson Freitas é proprietário de uma autoescola de Rio Branco e na mesa redonda falou sobre o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas. “Muitos condutores de motocicletas utilizam a versatilidade do veículo para transitar de forma errada. O condutor de uma moto não deve subir na calçada, furar semáforo ou realizar ultrapassagens arriscadas para chegar mais rápido ao seu destino. Quem dirige uma moto, tem que perceber o risco, é um veículo frágil e sem proteção.”, pontuou Freitas.

Durante a mesa redonda foi destacada, ainda, a importância de se educar desde a infância, para que a cultura do respeito às leis de trânsito, para preservar vidas, seja fixada em toda a sociedade.
“Nós, educadores de trânsito do Detran/AC, levamos informação, por meio de palestras, apresentações teatrais e outras formas de orientação a todas as faixa etárias com a intenção de contribuir com a mudança de mentalidade daqueles que ainda não compreendem que cumprir regras de trânsito é respeitar a vida”, destacou Saliane Fraga, orientadora de Trânsito do Detran/AC.

Finalizando a SNT 2020

“Apesar da Pandemia, cumprimos o papel educador da SNT”, disse José Tanaca Foto: Ana Flávia Soares

Por causa da pandemia do novo coronavírus, essa é a primeira vez que o Detran/AC realiza toda a programação da SNT por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais. Ao todo foram três lives para que, mesmo sem atividades presenciais, o departamento não deixasse de cumprir com o compromisso de levar orientação para conscientizar a população de que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro.

“Milhares de pessoas perdem a vida todos os anos no trânsito, mas acreditamos que com esse trabalho de sensibilização que realizamos podemos ajudar a convencer pessoas imprudentes a mudarem de atitude e consequentemente salvar vidas.”, finalizou o diretor de Operações do Detran/AC, José Tanaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter