Limpeza nas estações de tratamento paralisa fornecimento de água

Nesta quinta-feira, 13, as duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e a Central de Reservação do Palheiral recebem uma operação de limpeza. A medida obriga o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) a fazer uma pausa em todo o sistema de fornecimento de água de Rio Branco durante 12 horas. Mais de 150 bairros serão afetados.

Depasa utilizará nova máquina comprada especificamente para realizar limpeza em tanques de água (Foto: Assessoria Depasa)
Depasa utilizará nova máquina adquirida
especificamente para realizar limpeza em tanques de água (Foto: Assessoria Depasa)

Limpeza de filtros, reservatórios e lubrificação de bombas e motores fazem parte da rotina de manutenção de um sistema de saneamento. As pausas no tratamento e na distribuição de água causam atrasos na escala de bairros que são abastecidos diariamente.

“Vamos ficar apenas com os Centros de Reservação Bem-Te-Vi e Tucumã funcionando. Todo o restante será paralisado, em função das manutenções que estaremos realizando”, informou o diretor de gestão técnica operacional, Janderson Assis.

Cerca de trinta pessoas estarão envolvidas diretamente na operação de limpeza. Segundo Assis, com toda essa equipe será possível fazer uma limpeza nos tanques de desarenação (primeira etapa do tratamento de água). “Além disso, vamos fazer com que as bombas que hoje estão trabalhando com 60% de aproveitamento da água alcancem os 100%”, disse.