Liga de quadrilhas busca apoio do governo para expandir ações

Assessor da Juventude recebeu representantes da Liga Acreana de Quadrilhas (Foto: Paula Amanda/Secom)
Assessor da Juventude recebeu representantes da Liga Acreana de Quadrilhas (Foto: Paula Amanda/Secom)

Representantes da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre estiveram reunidos com o Assessor Especial da Juventude (Assejuv), Weverton Matias, em busca de parcerias para realização de projetos de incentivo à cultura no estado.

O presidente da Liga de Quadrilhas, Cimar dos Santos, expôs a intenção de levar o trabalho do movimento para todos os municípios acreanos. “O movimento junino é um dos maiores movimentos culturais do país e o Acre é referência. Nós precisamos estimular a valorização do movimento e incentivar os jovens, não só da capital, mas de outros municípios também, a participarem”, explicou.

Com a intenção de atingir um número maior de jovens no Acre, a Liga de Quadrilhas conta com o apoio e parceria da ASSEJUV. Para Weverton Matias, a parceria vai fortalecer as ações culturais que devem ser desenvolvidas pela assessoria esse ano.

“Nós estamos nos organizando para estreitar ainda mais o diálogo com a juventude. A nosso objetivo é ir a todos os municípios, identificando e traçando o perfil do jovem acreano, e é muito importante que a gente tenha parceiros como o movimento junino para fomentar as atividades culturais que temos a disposição da juventude”, ressaltou.

Criação de concurso estudantil

Durante a reunião, Cimar dos Santos falou sobre a criação do Concurso Estudantil de Quadrilhas. A ideia é organizar uma competição entre estudantes, de escolas da rede pública de ensino. “Nós queremos entrar nas escolas para identificar os talentos em potencial e incentivar os estudantes a prática atividades físicas ligadas à cultura”, disse.

A liga, que completa 14 anos em 2015, é composta por 12 quadrilhas acreanas, de Rio Branco, Plácido de Castro, Xapuri e Sena Madureira. Em Abril eles lançam o Calendário Junino, um projeto que foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura e que terá a realização de oficinas e outras atividades artísticas ligadas ao movimento junino.