A Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac) abre o calendário junino de 2015, oferecendo aos quadrilheiros a oficina Corpo Brincante, com a bailarina e coreógrafa pernambucana Leila Nascimento, no sábado, 25, na Usina de Arte João Donato, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
São 25 vagas e as inscrições estão sendo efetuadas no Quadrilhódromo, localizado ao lado da Escola de Música do Acre (Emac), no Parque Tucumã.
O participante mergulhará no conteúdo com a exibição do vídeo Viva os Brincantes; apresentação e prática de movimentos/passos de coco, ciranda, maracatu, frevo, cavalo marinho e xaxado; montagem de coreografia e apresentação pública dos resultados.
“A formação está fundamentada no entregar-se e no brincar. A ideia é apresentar o repertório das danças populares, ampliando o leque de possibilildades corporais, estimulando a troca, a criação, o improviso e o diálogo entre as diversas linguagens artísticas”, explicou Leila.
Para o presidente da Liquajac, Cimar dos Santos, o projeto é inovador. “Com a formação estamos buscando o intercâmbio de experiências entre o Norte e Nordeste. Isso enriquece o conteúdo narrativo coreográfico dos grupos, além de outros aspectos da cultura popular junina”, disse.
O projeto da oficina é financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) com o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).