Licenças para queima voltam a valer em 11 municípios

Produtores rurais das regionais do Purus, Tarauacá/Envira e Juruá que retiraram a licença junto ao Imac já podem fazer a queima controlada 

As licenças para queimadas foram suspensas em todo Estado, seguindo recomendação dos Ministérios Publico Federal e Estadual do Acre, no dia 11 de agosto. A portaria que suspende as licenças vai até o dia 15 de outubro, mas a condição climática da região mais oeste do Acre já permite queimadas controladas.

Nas regionais do Alto Acre e Baixo Acre as licenças continuam suspensas e a fiscalização atua de forma intensa para garantir o cumprimento da determinação.

Quando foi decidido que toda queimada seria proibida o Governo, através dos órgãos de meio ambiente e de produção, se comprometeu a monitorar o clima para revalidar as licenças assim que possível, sabendo que as queimadas ainda são base da cultura de produção dos pequenos agricultores, segundo a presidente do Imac, Cleisa Cartaxo.

Motivado pela necessidade de mudar esta cultura e oferecer alternativas sustentáveis de produção o Governo criou ainda a Política de Valorização do Ativo Ambiental. Prevendo grande aumento da assistência técnica aos produtores, mecanização (onde for possível), plantio de florestas e a certificação das propriedades rurais. Este último prevê pagamento de um bônus aos produtores que seguirem a legislação e abandonarem o uso do fogo.

Cuidados – Os produtores que forem usar o fogo devem seguir as recomendações escritas nas licenças. São cuidados simples que reduzem os riscos do fogo sair de controle. Fazer o aceiro corretamente, avisar os vizinhos e até pedir a ajuda deles para monitorar a queima. Assim como evitar as horas mais quentes do dia e os dias com ventos fortes.

É necessário lembrar que o período ainda é de estiagem, e também, que a queimada de pasto continua proibida em qualquer região do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter