Levantado do Chão estreia emocionando o público

Espetáculo encerra cursos de Teatro e Música da Usina de Arte João Donato e inicia temporada de apresentações até 4 de outubro

Meses de preparação e ensaios, quase duas horas de espetáculo, mais de 40 pessoas em cena, uma quantidade bem maior de profissionais de diversas áreas, alunos de todos os núcleos artísticos da Usina de Arte João Donato e colaboradores participando na criação, produção e montagem do espetáculo Levantado do Chão e pronto: ele está no palco. Um grupo de convidados assistiu à estreia na noite desta sexta-feira, 4, na Usina de Arte João Donato marcando o início de uma pequena temporada que segue até o dia 4 de outubro. Ao concluir os cursos de Teatro e Música, os alunos fecham o primeiro ciclo de uma iniciativa que começou há dois anos com a ideia de integrar expressões artísticas.

A partir de agora, a direção do espetáculo passa a estabelecer contatos para levar o espetáculo, baseado na obra do escritor português José Saramago, para outras plateias. Para a diretora da Usina de Arte, também atriz, foi um bom começo para os jovens atores aprendizes. "Ainda falta melhorar muito, mas eles se saíram muito bem. Devemos fazer alguns ajustes. O teatro é a única arte que nunca está pronta, que não tem como guardar porque só acontece na hora em que se realiza".

Os grupos dos cursos de Música e Teatro encerraram as atividades em junho e desde fevereiro se preparam para a peça participando da elaboração do texto, confecção de figurinos, composição das músicas. Emocionada, Daniele Rodrigues que encenou três personagens disse ao final do espetáculo que Levantado do Chão é um sonho concretizado. "Fomos pegando cada frase do autor, cada pensamento, o que ele quis dizer, fizemos projetos de experimentação. Todo o espetáculo é como um bordado que tem muitos detalhes, que tem que ir aprimorando. Estamos felizes de estar concluindo".

espetaculo_levantado_chao_foto_angela_peres_13.jpgespeta_levantado_chao_foto_angela_peres_11.jpgespetaculo_levantado_chao_foto_angela_peres_08.jpgespetaculo_levantado_chao_foto_angela_peres_05.jpg

Artes integradas – Gerenciada pelo Governo do Estado, a Usina de Arte João Donato tem hoje 4 núcleos de produção artística: Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música e Audiovisual. Para o próximo ano está prevista a implantação do núcleo de Dança. A política de atuação da Usina prevê a integração das diferentes linguagens artísticas com a articulação de atividades conjuntas desenvolvendo um fazer artístico de forma interdisciplinar, transversal com potencial para a formação de novos artistas e cidadãos críticos. O presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Santana, diz que esta é uma proposta inovadora, "uma das poucas existentes no Brasil com este objetivo de integração dos fazeres artísticos".

O público agradece e aplaude. "Achei genial. A gente fica um pouco distante, não imagina que esteja acontecendo uma coisa desse tipo. Para mim foi surpreendente, se puder vou indicar para todas as pessoas", disse a estudante Aldemaria Alburquerque. Já a professora de Educação Artística, Maria Rita, avalia que o grupo conseguiu condensar um texto denso como o Saramago trazendo as linguagens da música, do teatro para o palco aliando a delicadeza do figurino e do cenário. "Para nós que trabalhamos com teatro foi uma viagem. É muito bom ver um bom trabalho, como esse, sendo encenado".

Com direção artística de Cida Falabella e a direção musical de Roberto Bürgel, autor das 15 músicas do espetáculo, além das 40 inserções musicais, Levantado do Chão segue em cartaz todas as quintas, sextas, sábados e domingos até 4 de outubro, sempre às 20 horas, no teatro da Usina de Arte. Os ingressos a preços populares custam R$ 5 a inteira e R$ 2,50 para estudantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter