Lei de Incentivo entrega bônus dos projetos aprovados para o esporte

O secretário estadual de Esporte Mauro de Deus fez a entrega dos bônus pessoalmente (Foto: Onofre Brito)

O secretário estadual de Esporte Mauro de Deus fez a entrega dos bônus pessoalmente (Foto: Onofre Brito)

Fechando a primeira fase da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte, o governo do Estado fez a entrega, nesta quinta-feira, dos bônus aos proponentes dos projetos contemplados em Cruzeiro do Sul, na parte da manhã, e à tarde, em Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Em Cruzeiro do Sul foram aprovados 26 projetos, totalizando recursos de R$ 112 mil. Em Mâncio Lima e Rodrigues Alves foram aprovados 20 projetos.

O secretário estadual de Esporte Mauro de Deus fez a entrega dos bônus pessoalmente. Segundo informou, a Lei de Incentivo contemplou 302 projetos nos 22 municípios do Estado. Em Cruzeiro do Sul todos os projetos aptos foram contemplados.

A primeira fase começou com o edital, vindo em seguida as inscrições, a avaliação e o processo de entrevista para qualificar ainda mais os projetos. Agora, os proponentes devem trocar os bônus no comércio. “A segunda parte é a mais importante, pois se trata da execução dos projetos. São 112 mil para serem aplicados em projetos na zona urbana e rural do município. Contamos com as comunidades para fiscalizarem se os projetos estão sendo executados; é dinheiro público, é dinheiro de toda a comunidade”, disse Mauro de Deus.

A última fase refere-se à prestação de contas que deve ocorrer em novembro ou dezembro. O secretário pede que os proponentes estejam atentos à prestação de contas, cuidando de juntar as notas fiscais, fichas de inscrição e súmulas para não ficar com pendências para o ano que vem.

Valdir Mendes é responsável por uma das mais bem-sucedidas escolinhas de futebol de Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Valdir Mendes é responsável por uma das mais bem-sucedidas escolinhas de futebol de Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Mauro de Deus informou que a secretaria está fazendo um levantamento dos projetos que não tiveram prestações de contas no período de 2010 a 2012 e caso algum não tenha sido executado, os recursos terão que ser devolvidos. “A Lei de Incentivo existe há 14 anos. É o mais amplo e democrático programa em favor do esporte no Estado, beneficiando escolinhas, portadores de necessidades especiais, ribeirinhos, indígenas, federações e ligas, promovendo campeonatos e torneios de todos os esportes. Por isso, se identificarmos o mau uso dos recursos, o proponente poderá ser acionado, inclusive judicialmente”, explicou Mauro de Deus.

Gol de Placa

O desportista Valdir Mendes administra há 14 anos uma das mais bem-sucedidas escolinhas de futebol de Cruzeiro do Sul, a “Gol de Placa”. Pelo quinto ano consecutivo, a escolinha, que hoje trabalha com 70 crianças, teve projeto aprovado. Com os R$ 4.150,00 obtidos com os bônus, Mendes vai adquirir material como bolas, coletes e uniformes e realizar torneios para as categorias sub-14, sub-12 e sub 10.

Os garotos na faixa sub-10 da escolinha devem fazer em agosto um amistoso em Rio Branco com a AABB. E também haverá outro amistoso, desta vez para a faixa sub-12 em Ipixuna, no Amazonas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter