Unindo cada vez mais a relação entre incentivo esportivo e a promoção da atividade física, foram apresentados na última quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria Adjunta de Esportes, localizada no estádio Arena da Floresta, os 302 projetos que foram aprovados no edital da Lei de Incentivo ao Esporte de 2013.
No total, foram apresentados 494 projetos avaliados por comissões designadas em cada regional, sendo que este ano as entrevistas foram ampliadas, acontecendo em Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, possibilitando a filtragem de projetos, a veracidade na execução, e os benefícios para a sociedade.
O valor disponível este ano é de R$ 1,3 milhão, que será distribuído nos 22 municípios do estado. Criada pela Lei n° 1.288/99 e Decreto n° 4.153/09 para incentivar as dimensões sociais do esporte e garantir o direito social dos indivíduos à prática esportiva e de lazer.
De acordo com o secretário adjunto de Esporte, Mauro de Deus, “a Lei de Incentivo ao Esporte contribui para aumentar a qualidade de vida e atender projetos que combinam esporte, educação e participação, como referência para a formação de indivíduos aptos a conviver melhor em sociedade”.
Para o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, “o aumento do alcance destes projetos é uma das nossas principais metas, e o apoio do Governo do Estado é fundamental para este constante crescimento. A Lei de Incentivo está em atuação desde 1999, promovendo uma maior promoção do esporte como agente de mudanças para a vida de muitas pessoas”.