Lançamento do Programa Mais Educação na Escola Zuleide Pereira

Objetivo da ação articulada junto à Secretaria Estadual de Educação é ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública

escola_zuleide_pereira_01.jpg

Programa garante a permanência dos alunos no outro turno (Foto: Assessoria SEE)

A Secretaria de Estado de Educação realizou nesta quinta-feira, 15, a cerimônia de inserção do Programa Mais Educação na Escola de Ensino Fundamental Zuleide Pereira de Souza, que atenderá 280 alunos. O objetivo desta ação é ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública.

Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.  

As oficinas oferecidas nesta escola serão: Rádio Escolar; Letramento; Matemática; Recreação/Lazer; Desenho; Pintura; Futsal; Voleibol; Banda e Fanfarra; e Informática. "A importância desta iniciativa é estar diminuindo os índices de evasão e violência, além de promover novas oportunidades educacionais no contra turno", explica o coordenador do programa, João Cabral.

A solenidade contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, apresentações de kung fu, dança de rua e demonstração de luta de boxe. A escola receberá apoio de igrejas e associação de moradores, que irão ceder seus espaços para a realização de algumas oficinas.

Em 2008, o programa atendeu 2.653 alunos de 05 escolas em Rio Branco. Este ano, serão atendidas 11 escolas em Rio Branco, 09 em Cruzeiro do Sul e 03 em Sena Madureira. "Se não fosse esse projeto muitos de nós não teríamos oportunidade de fazer um curso de informática, algo tão necessário para entrar no mercado de trabalho", conclui a estudante da 7ª série, Amália Silva.

Na execução desta ação estão envolvidos os ministérios da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República. Como resultado dessa articulação, criou-se o Fórum Interministerial Mais Educação, de caráter normativo, deliberativo, articulador e resolutivo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter