Lançada coletânea de livros que conta a história da educação no Acre

Escrito pela Irmã Giovanna Ginelli, a obra faz um retrato histórico da implantação da educação no Estado

lancamento_livro_historia_educacao_acre_foto_angela_peres_4.jpgO Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), lançou hoje a coletânea de livros “História da Educação do Acre – Período Departamental e Territorial”, escrito pela Irmã Giovanna Ginelli. O lançamento aconteceu no Centro Histórico das Servas de Maria Reparadoras, na manhã desta segunda-feira, 27. O trabalho faz um retrato e um resgate histórico da implantação da educação no Estado.

A importante obra da Irmã Giovanna Ginelli conta como se deu o processo de formação do povo acreano, sua luta e bravura em tornar esta terra parte da nação brasileira. A educação então vai se definindo com o objetivo de levar aos acreanos o conhecimento produzido pela humanidade, bem como o contato com as primeiras letras. A autora então relata os fatos educativos de forma comovente e interessante, compartilhando com o leitor os esforços dos primeiros educadores que deixaram a sua marca nesse proceso, enfrentando todos os tipos de desafios.

Dividida em dois grandes momentos, a coletânea retrata primeiramente o Período Departamental, que compreende a emancipação acreana e a formação do Território do Acre até 1920, com a unificação do governo territorial. Já a segunda parte registra a proclamação do Estado do Acre, em 1962.

“História da Educação do Acre…” é uma obra que resgata a memória da história do povo e da educação para ficar na memória dos acreanos. De forma original, a Irmã Giovanna superou as dificuldades de realizar pesquisa nessa época e conseguiu nos deixar um legado de valor inenarrável, para que todos aqueles que pensam e fazem educação neste Estado tenham força para lutar por um Acre e uma educação melhores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter