Laboratórios de informática das escolas estaduais vão ter clínica de manutenção

Empresa fornecedora dos equipamentos fará  a inspeção dos computadores

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Representantes do Sistema Positivo de Ensino, do núcleo de Tecnologia Educacional, aproveitaram a oportunidade para fazerem uma demonstração de novos recursos interativos para as salas de aula como a Lousa Interativa (Foto: Assessoria SEE)

Os laboratórios de informática das escolas públicas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) e os netbooks do programa de inclusão digital Ensinomédio.ac terão suporte técnico da empresa Sistema Positivo, fornecedora dos equipamentos. O espaço, denominado Clínica de Manutenção, foi inaugurada na última quinta-feira, 4, no prédio anexo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O Programa Proinfo leva às escolas: computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Atualmente, existem cerca de 168 escolas urbanas estaduais que possuem laboratórios do Proinfo, com a meta de expansão a todas as escolas da rede pública.

As máquinas do ensinomedio.ac que precisarem de reparos serão encaminhadas para a Divisão de Tecnologia da Secretaria e então mandadas à clínica, que realizará a manutenção dentro da garantia do tempo de uso. O Ensinomédio.ac faz parte da política de inclusão digital promovida pelo Governo do Acre, assim como o Floresta Digital e os Telecentros, que oferecem acesso à internet de forma gratuita, disponibilizando os nets para estimular os estudantes no processo de aprendizagem.

Empresa também fez mostra de novos recursos tecnológicos para sala de aula

Representantes do Sistema Positivo de Ensino, do núcleo de Tecnologia Educacional, aproveitaram a oportunidade para fazerem uma demonstração de novos recursos interativos para as salas de aula como a Lousa Interativa, que foi feita para substituir as ferramentas tradicionais, como o quadro magnético, trazendo a interatividade para a sala, já que a lousa possibilita o acesso à Internet, facilidade de apresentações aos alunos e animações que tornam o aprendizado mais dinâmico em todos os conteúdos, do ensino infantil ao médio.

Outra ferramenta tecnológica apresentada é a Mesa Educacional, projetada para o ensino infantil regular e de crianças com necessidades educacionais especiais, já que os blocos de letras contam com inscrições em braile para deficientes visuais, e a tela da Mesa possui recursos para deficientes auditivos, com instruções em libras.

De acordo com o diretor de Inovação da SEE, Marco Brandão, estão sendo avaliadas as possibilidades de adquirir estes recursos. “Estamos vendo a chance de inclusão de tais ferramentas, que permitem um contato mais interativo com o conteúdo, tanto por parte do educador quanto do aluno”, conclui.

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