Laboratório francês ajudará no tratamento de hepatites e tuberculose

O laboratório é construído nas dependências do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
O laboratório é construído nas dependências do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A obra deve ficar pronta no próximo mês, quando o Acre terá o primeiro laboratório de pesquisa em biologia molecular – unidade de alta complexidade para pesquisa científica e análise clínica –, referência em virologia no Brasil.

Em um bate-papo com o médico infectologista Thor Dantas, o jornalista Diego Tenutti gravou um vídeo que mostra o andamento da obra, conta como serão as pesquisas, quais profissionais irão trabalhar no local e como a população será beneficiada.

Confira a entrevista:

– Por que esse laboratório tem materiais vindos diretamente da França?

Porque esta é uma obra financiada por uma instituição francesa, e todo o controle de qualidade da obra e funcionamento desse laboratório é uma exigência garantida pela instituição. Por esse motivo, os equipamentos vieram da França, para que o laboratório funcione de forma igual aos instalados em outros lugares do mundo.

Além de evitar problemas na aquisição de equipamentos em cada região do mundo, a instituição prefere centralizar as aquisições de equipamentos e distribuir para os laboratórios que estão sendo financiados por ela.

– Que tipo de pesquisas serão feitas no laboratório?

Serão realizadas pesquisas direcionadas às doenças infecciosas, do tipo tuberculose e hepatites B e C.  A biologia molecular, hoje, é uma ferramenta essencial para o diagnóstico de doenças infecciosas, pois facilita o trabalho do médico que cuida diariamente de pacientes diagnosticados com esse tipo de doença, por meio de novos equipamentos vindos da França, facilitando o trabalho diretamente no nível molecular e ajudando na identificação dos tipos de doença existentes na nossa região.

– Que profissionais vão atuar nessas pesquisas?

Os profissionais que atuarão nesse laboratório serão os farmacêuticos, bioquímicos e biomédicos, que atuam com diagnósticos e análises clínicas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco e no Hospital da Criança, por exemplo.

– O laboratório francês vai participar das pesquisas?

Sim, por meio da troca de experiências e elaboração de pesquisas conjuntas com o laboratório francês e um outro laboratório da Bahia que está colaborando conosco.

– Quais são os resultados esperados com as pesquisas?

Esperamos poder atender a população da melhor forma possível, conseguindo realizar um diagnóstico preciso a respeito da doença e contribuindo para pesquisas que estão sendo realizadas na identificação de doenças da nossa região.

– Existe um prazo já estimado para os primeiros resultados?

O prazo que temos para trazer o diagnóstico das hepatites e tuberculoses, entre outras doenças, será desde o primeiro dia de funcionamento do laboratório. Isso porque, além de ser um laboratório de pesquisa, também será de diagnóstico.

– Por que o Acre foi escolhido para receber o laboratório doado pela Fundação Merieux?

O Acre foi escolhido por alguns critérios. Um deles é o interesse filantrópico da Fundação Merieux: poder levar diagnóstico para locais onde o acesso ao resultado desses exames é difícil, ajudando no desenvolvimento em áreas que precisam. Nesse sentido, candidatamo-nos, levamos o projeto ao comitê gestor da Fundação, na França, e eles aprovaram por terem identificado que o Acre precisava de um laboratório igual a este que está sendo construído. Depois perceberam que o nosso Estado tem condições de desenvolver esse trabalho.

– Desde quando o estado busca desenvolver essas pesquisas?

O estado busca desenvolver esse tipo de pesquisa desde 2012, quando idealizou esse projeto para ser apresentado à instituição francesa, até ser aprovado e liberado para dar início à construção.

– Quais pessoas foram e são importantes na conquista do laboratório para o Acre?

O professor Raimundo Paraná, hepatologista da Universidade Federal da Bahia. Christian Trepo, pesquisador francês. O governador do Acre, Tião Viana. O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo. E toda a equipe do governo, que esteve nos acompanhando e auxiliando nas negociações.

– Qual é a importância da construção do laboratório no Acre para o desenvolvimento de pesquisas no estado?

O Acre terá o laboratório mais moderno de todo o país em biologia molecular e virologia, a serviço de diagnóstico de doenças comuns na população amazônica, proporcionando à população um diagnóstico mais rápido e com maior precisão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest