Laboratório de Comunicação lança programa recontando a história dos festivais

 

O projeto Labortário de Comunicação será lançado no próximo dia 15 de fevereiro, às 19 horas, no Cine Teatro Recreio, além de ser exibido no mesmo dia na TV Aldeia, às 21horas (Divulgação)

O projeto Labortário de Comunicação será lançado no próximo dia 15 de fevereiro, às 19 horas, no Cine Teatro Recreio, além de ser exibido no mesmo dia na TV Aldeia, às 21horas (Divulgação)

O Laboratório de Comunicação surgiu de uma parceria entre os acadêmicos de jornalismo da Ufac e a Fundação Aldeia de Comunicação. É um projeto que objetiva proporcionar aos estudantes, além da experiência profissional, a aplicação do aprendizado adquirido na universidade, ou seja, unir teoria e prática.

O convite surgiu do diretor da TV Aldeia, Alexandre Nunes, que disponibilizou um espaço aos estudantes, funcionando como uma oficina em que o resultado fosse veiculado na televisão e no rádio. Tudo isso foi discutido na primeira reunião, que aconteceu em dezembro do ano passado, deixando um clima de empolgação no ar e já mostrando os primeiros entusiastas do novo projeto.

Nome, formato, identidade visual, pautas e quadros, tudo isso foi surgindo em uma chuva de ideias e sugestões, que aconteciam em encontros presenciais e também nas redes sociais. As ideias aos poucos foram tomando forma, e as conversas deram lugar a ações. Como disse Alexandre Nunes, “a palavra de ordem é ousadia”.

Depois de muita conversa, ficou decidido que a pauta do programa piloto seria o Festival Chico Pop, tanto pela proximidade do evento quanto pelo peso cultural no Estado. Esse tema se mostrou bastante amplo e acabou por puxar vários ganchos.

Afinal de contas, é impossível falar do Festival Chico Pop sem contar um pouco da história de quem lhe deu o nome. Mais difícil ainda relembrar Chico sem citar o cenário cultural das décadas de 70 e 80. E foi exatamente esse o desafio escolhido pelo coletivo.

Festivais

O projeto ‘Festivais’ é o resultado deste pontapé inicial do Laboratório de Comunicação, um programa pensado, produzido e executado pelos alunos com o apoio da TV Aldeia, recontando a história de Francisco Ventura de Menezes, o Chico Pop, e da cena cultural acreana.

Toda a correria nas gravações e produção do programa se misturou com a expectativa de alguns com o primeiro trabalho na televisão, tanto produzindo quanto fazendo reportagens. Foi o caso de Amanda Borges, que conta que nunca havia tido contato com jornalismo de TV.

Amanda Borges diz ainda que as reportagens a assustaram um pouco, mas, com a convivência com outros profissionais e a rotina no coletivo, logo isso foi superado. “É um ramo muito diferente em todos os sentidos, mas mudei meu conceito depois dessa experiência.”

Obstáculos e dificuldades apareceram no caminho, mas nada atrapalhou a vontade de aprender dos alunos. O programa está em processo de finalização e será lançado no próximo dia 15, às 19 horas, no Cine Teatro Recreio, além de ser exibido no mesmo dia na TV Aldeia, às 21 horas.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter