A escola estadual Humberto Soares foi a primeira a receber o projeto Diálogos, de iniciativa da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv).
Na ocasião, foi promovido um debate sobre protagonismo juvenil, no qual os representantes da instituição apresentaram aos jovens as políticas voltadas para esse público.
A proposta visa democratizar o acesso à informação e a participação cidadã por meio de debates com temas transversais que envolvam a população jovem da comunidade escolar. A ideia é que o Diálogos passe por todos os 22 municípios do Acre.
O projeto prevê a realização de atividades que respeitem a diversidade e a igualdade de direitos e de oportunidade, independentemente de etnia, raça, cultura, origem, idade, sexo, orientação sexual, idioma, religião, deficiência e condição social ou econômica.
A representante da Assejuv, Thayla Fernanda Souza, explica que a intenção do Diálogos é instigar o debate sobre temas voltados aos movimentos sociais. “Já temos temas que serão pauta nos próximos encontros, como a questão de gênero e o racismo. Pretendemos também ouvir os anseios dos estudantes, saber qual o ponto de vista deles.”
A aluna Bruna Silva, de 15 anos, afirma que a conversa foi produtiva, pois ela não conhecia a temática. “Descobri hoje que os jovens têm voz na sociedade. Achei muito legal essa troca de ideias, pois foram pessoas da juventude falando para a gente.”