Justiça Eleitoral prepara mesários em Tarauacá

Durante todo o dia, o TRE esclareceu dúvidas aos que irão atuar nas eleições de outubro no município

O Tribunal Regional Eleitoral da 5ª Zona Eleitoral realizou durante a terça-feira, 9, no auditório da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, uma reunião com todos os mesários que irão trabalhar nas eleições municipais deste ano. Na reunião foram realizadas palestras sobre como o eles devem se comportar durante o processo eletivo e quais as providências a serem tomadas no caso de alguma ocorrência durante a votação.

Os mesários aproveitaram para tirar as dúvidas a respeito do trabalho que irão realizar durante a votação. Airton Melo, que pela primeira vez trabalha como mesário, foi um dos participantes. O responsável pelo cartório eleitoral da Quinta Zona, Sérgio da Silva, afirma que a reunião foi bastante produtiva, já que serviu para ser transmitidas aos mesários as instruções sobre o que pode e não pode ser feito dentro de uma seção eleitoral e as providências a serem tomadas pelos presidentes de seções diante de alguma infração cometida por candidatos ou cabos eleitorais.

Ainda de acordo com Silva, outras reuniões podem acontecer em breve para que não fique nenhuma dúvida a respeito das seções eleitorais, mas dessa vez com todas as pessoas que irão trabalhar nas eleições. "Isso é para que o processo aconteça na mais ampla democracia de expressão, prevalecendo a vontade do eleitor."