Juruá contra H1N1

Secretaria de Saúde trabalha para alcançar meta de vacinação e garantir a imunização

A equipe do Programa Estadual de Imunização do Acre encontra-se na região do Juruá, assessorando os municípios com o objetivo de mobilizar a população para vacinação contra H1N1.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Maria Auxiliadora de Holanda, já foram vacinadas 88% das crianças menores de dois anos com a primeira dose, mas é importante que os pais fiquem atentos para levar os filhos para tomarem a segunda dose, pois só assim estarão imunizados contra a doença.

Maria Auxiliadora diz que o desafio agora é alcançar a meta de vacinar as grávidas e os adultos de 20 a 39 anos. "É indispensável que essas pessoas procurem os centro e postos para tomar a vacina", lembra. Até o momento, somente 56% das grávidas – 61% de 20 a 29, e 45% de 30 a 39 – anos foram imunizados.

De acordo com a coordenadora, o número de complicações e mortes entre as gestantes foi mais alto durante a pandemia da gripe suína, causada pelo vírus da influenza H1N1, embora os cientistas ainda não consigam explicar o motivo.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica no Brasil. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.