Da 18ª posição em abertura de empresas, para a 4ª, o dado é oficial e pode ser consultado pelo sistema do governo federal, por meio da Receita Federal. A Junta Comercial do Acre (Juceac), atualmente, tem um tempo médio de 13 horas para formalizar um novo negócio, no ranking nacional. O menor tempo é um aliado para o empreendedor acreano e gera resultados positivos para a população.
As estatísticas favoráveis são decorrentes de ações articuladas e parcerias entre os municípios, órgãos licenciadores, instituições públicas e entidades como o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
O tempo total de abertura de empresas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro e obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
A presidente da instituição, Nayara Honorato, fala que “este ranking é extremamente dinâmico, pois enquanto a Juceac se empenha na melhoria contínua de suas ações, elaborando estratégias para aperfeiçoar os fluxos no processo de abertura de empresas, outras juntas também buscam alcançar uma posição mais favorável”.
Nesse quadro não são considerados o tempo de obtenção de inscrições municipais ou estaduais e nem o de obtenção das licenças para funcionamento do negócio. Estas informações serão incluídas futuramente.