Jovens recebem certificado por projetos ambientais

Formação capacitou 26 jovens para atuar em sua comunidade 

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Oficina de reciclagem dinamizou atividades práticas do curso (Foto: Sismat)

A formação dos Jovens Agentes Ambientais Voluntários foi concluída na última sexta feira, 12, em solenidade na escola Joana Ribeiro Amed, de Epitaciolândia. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Meio Ambiente com apoio da Eletronorte e das escolas estaduais participantes: a Escola Estadual Joana Ribeiro Amed e a Escola Estadual Manoel Machado, em Rio Branco.

A partir do dia 8, aconteceram os últimos módulos como a Oficina de Reciclagem de Papel, Recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APP) e Unidade de Conservação. A relevância desses temas está vinculada à atividade e ao local onde estão esses alunos. O módulo sobre Recuperação de APP, ministrado por Alessandro Amaral, do Imac de Brasiléia, focou na região do Igarapé Encrenca e pode consolidar os conhecimentos que os alunos já tinham adquirido em visitas e diagnósticos realizados.

A Oficina de Papel Reciclado, ministrada pela professora Sebastiana Vieira da Escola Estadual Manoel Machado, dinamizou-se pelas atividades práticas, nas quais os alunos produziram o seu próprio papel reciclado e a partir dele produtos artesanais, como caixas, porta-retrato e envelopes. Já o tema de Unidade de Conservação foi trabalhado pela assessora técnica do Imac Jamille Haluen. "O mais importante é o envolvimento dos jovens, que com esse aprendizado estão aptos para continuar sendo mobilizadores, educadores e multiplicadores de conhecimentos e informações sobre o meio ambiente".

Foram certificados 26 alunos.O encerramento contou com a presença do representante do Imac da Educação Ambiental, representante do corpo de bombeiros, prefeitura de Epitaciolândia, Seaprof e o diretor da escola, Francinaldo Ferreira. Depois da entrega de certificados, iniciou-se a confraternização com entrega de prêmios. "Foi uma grande satisfação esse trabalho e estamos emocionados com os resultados", disse a professora Noêmia Mendes. 

O curso teve 13 módulos, totalizando 140 horas divididas com atividades teóricas e práticas. O objetivo era de incentivar o envolvimento dos jovens em questões sócio-ambientais, estimulando ações pró-ativas junto aos grupos sociais que estão inseridos. Como afirma a assessora técnica do Imac, Edna Guimarães: "Eles têm o compromisso de serem os guardiões da preservação ambiental e estamos muito felizes pela conclusão, mas eles ainda têm uma longa caminhada!"

Histórico

Em Epitaciolândia, desde 1998, a Escola Estadual Joana Ribeiro Amed desenvolve um trabalho junto com os alunos no igarapé Encrenca. Essa preocupação já é enfatizada, pois que esse igarapé fornece água potável à cidade e estava na eminência de sumir, ainda hoje carecendo de cuidados. Então, foi visto que a recuperação da nascente e mata ciliar necessitava de um projeto com continuidade.

Nos módulos anteriores foram realizadas parcerias, para com elas alcançar mais sucesso, como foi feito com o exército e corpo de bombeiros. Os temas já trabalhados foram: Legislação ambiental, água, georeferenciamento, biodiversidade, desmatamento, queimadas, mudanças climáticas, poluição ambiental, educação ambiental, educomunicação e manejo florestal. Em todos os módulos, as atividades práticas figuraram através de intervenções e mobilização na escola e na sociedade, exigindo da articulação, comunicação e do aprendizado dos jovens.

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