Jovens realizam em Cruzeiro do Sul etapa municipal da 2ª Conferência da Juventude

Etapa nacional acontecerá no período de 9 a 12 de dezembro em Brasília com a presença de mais de mais de dois mil delegados eleitos em todo o país

Cerca de 300 jovens, das zonas rural e urbana de Cruzeiro do Sul, participaram nesta sexta-feira, 23, no auditório da Escola Craveiro Costa da realização da etapa municipal da 2ª Conferência Nacional da Juventude. Para o assessor especial da juventude do governo do estado, Tiago Higino, as etapas municipais são as mais importantes porque alcançam a base e fazem uma discussão mais ampliada das políticas pública da juventude.

Com o tema ‘Juventude e efetivação dos direitos’ a 2ª Conferência foi decretada pelo ex-presidente Lula e confirmada pela presidente Dilma. Segundo Higino, o governador Tião Viana entendendo a necessidade de fazer um trabalho eficaz e efetivo para o Acre convocou a 2ª Conferencia Estadual da Juventude que vai acontecer nos dias 19 e 20 de outubro em Rio Branco com participação de mais de 300 delegados eleitos nas etapas municipais.

A etapa nacional acontecerá no período de 9 a 12 de dezembro em Brasília com a presença de mais de mais de dois mil delegados eleitos em todo o país, ocasião em que será consolidado o texto final com prioridade para o plano nacional de juventude para os anos de 2012 e 2013. Do Acre participarão 19 delegados eleitos na conferência estadual além de quatro delegados indicados pelo Conselho Estadual da Juventude.

Situada no Remanso, um dos bairros mais violentos de Cruzeiro do Sul, a Escola Craveiro Costa é para o coordenador municipal da conferência, Francisco Pancho, o símbolo da resistência contra a violência em Cruzeiro do Sul. Para ele, a Craveiro Costa sempre esteve no centro das atenções nos meios de comunicação em questões polêmicas de cunho negativo; eram vândalos invadindo a escola, alunos feridos dentro da escola. No entanto a realidade está mudando: a escola teve uma aluna campeã da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, a equipe de futsal masculino foi vice-campeã nacional nos Jogos Escolares. “Então a Escola Craveiro Costa está avançando e agora temos uma oportunidade única para fazer uma avaliação do que foi feito aqui e do que queremos para o futuro”, finalizou Pancho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter