Jovens participam de qualificação para o Floresta Digital

Proejto de Formação Profissional prevê atingir 200 pessoas em várias cidades acreanas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa e do Instituto Dom Moacyr, lançou na tarde de ontem, no CEP Serviços Campos Pereira, o Projeto de Formação Profissional para o Floresta Digital. A ideia nasceu da necessidade de profissionais habilitados para efetuar com competência, sustentabilidade e empreendedorismo a instalação da antena e
configuração da rede sem fio, já disponível no mercado acreano, para o acesso à internet gratuita e de qualidade.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Instalação de Rede Wireless é mais uma ação do governo do Estado que visa a inclusão social, por oferecer aos profissionais que serão qualificados amplas possibilidades de exercerem o que desenvolverem no curso, já que, em breve, todos os acreanos irão se tornar clientes em potencial.

A iniciativa visa assegurar qualificação profissional para 200 jovens e adultos dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Plácido de Castro, Tarauacá, Feijó e Xapuri em Instalação e Configuração de Redes Wireless. O acesso ao curso foi direcionado a pessoas acima de 18 anos, desempregados e/ou profissionais da área de instalação de antenas para redes sem fio que tenham concluído ensino fundamental.

Para o secretário Adjunto de Tecnologias da Gestão, José Alcimar Costa, o Floresta Digital é uma política pública que visa alavancar a vida dos menos favorecidos com o acesso a internet banda larga gratuito. "Isso possibilita fomentar a economia local e promover cidadania a todos os acreanos”, esclarece.

O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, alertou sobre a necessidade da qualificação profissional na era digital. “Para ser capaz de viver na era digital é preciso dominar as tecnologias da informação. O Floresta Digital é uma ação que demonstra o quanto o governo do Estado é visionário e sensível com a nova visão de mundo, o que possibilita a melhoria na qualidade de vida do acreano e o desenvolvimento da economia local”, afirma.

Para o educando Ícaro Leandro, “antes do Floresta Digital ser lançado eu já tinha expectativas sobre como seria utilizar internet sem fio de graça. Com a inauguração da rede, pude usufruir uma rede grátis em quase todos os locais do centro da cidade. Com o curso, espero entender a arquitetura do projeto e aperfeiçoar meus métodos de suporte e aprender o máximo permitido”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter