JPA

Jovens parlamentares acreanos são diplomados na Aleac

Os 24 estudantes eleitos para participar da edição 2019 do Programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA) foram diplomados nesta sexta, 2, em uma cerimônia especial na Assembleia Legislativa Acreana.

“É um programa de cidadania. Ele traz os jovens da periferia, das escolas públicas para conhecer o poder legislativo. A gente vai poder passar o nosso conhecimento, além disso, a casa possui técnicos de renome, de muito tempo de experiência, então eles terão a chance de aprender muito”, explicou o presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior.

O programa é executado por meio de parceria entre a Aleac, Secretaria de Educação e TRE-AC Foto: Afonso Gomes (Aleac)

O JPA foi criado pela Resolução Nº 103/2017/ALEAC, de 30 de agosto 2017 de autoria do deputado Daniel Zen. O programa contempla 24 escolas de Ensino Médio da capital acreana e envolve cerca de 11.500 estudantes. Os jovens parlamentares são escolhidos por meio de um processo de eleitoral com apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

“Eu fico muito feliz e agradeço imensamente a mesa diretora da assembleia pois, de nada adiantaria ter sido o autor da resolução que deu origem ao projeto se não houvesse o compromisso da administração da casa de tocar ele para frente. A gente espera que nas próximas edições a gente consiga expandi-lo ainda mais, envolvendo as escolas dos municípios do interior e encontrando um formato para que mais estudantes possam participar”, celebrou o deputado Daniel Zen.

O programa contempla 24 escolas de Ensino Médio de Rio Branco Foto: Dayana Soares

Para o estudante Fernando Sodré, 21, representante eleito pela comunidade estudantil do Centro de Educação de Jovens e Adultos, a participação no programa é uma oportunidade de aprender mais. “Eu decidi apoiar o meu colégio e ter essa experiência nova, para aprender mais sobre política, porque eu acho que a política é muito importante na vida do cidadão e essa é uma oportunidade muito boa”.

Já a estudante Fabiana dos Santos, jovem parlamentar da escola José Ribamar Batista, o JPA é a chance de implementar um projeto que ela já desenvolve. “Quero engajar o meu projeto que é levar conhecimento aos meus colegas sobre depressão, suicídio, para que a gente possa conseguir debater mais entre nós, estudantes, sobre esses temas”.

Na edição deste ano, os jovens receberão uma bolsa auxílio Foto: Dayana Soares

A edição deste ano conta uma novidade. Cada jovem irá receber uma bolsa auxílio, dada pelos deputados. De acordo com o diretor de planejamento e secretário em exercício da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Márcio Mourão, este ano, os estudantes estarão mais inseridos nas atividades da casa. “É uma oportunidade para os jovens estarem mais perto, inseridos no processo, o que contribui para a formação dos estudantes enquanto cidadãos”.

 

Confira a lista dos Jovens Parlamentares Acreanos diplomados:

ESCOLA JOVEM PARLAMENTAR
ACREANO Valdirene de Oliveira Monteiro
ALCIMAR NUNES LEITÃO José Leonardo Gomes de Lima
ARMANDO NOGUEIRA Ana Kellen de Souza Monteiro
CENTRO DE EDUC. DE JOVENS E ADULTOS Fernando Morais Sodré
CLÍCIA GADELHA Juliano Barbosa Fraissat
CEBRB Cristhian Jucá Machado
DIOGO FEIJÓ Tiago Felipe Lopes Nunes
ESCOLA JOVEM BOA UNIAO Victor Rikelmy Alves Araújo
GLÓRIA PEREZ Leonardo Maia da Silva
HELOISA MOURAO MARQUES Adriana de Souza Lima
HENRIQUE LIMA Júlio César de Souza Rodrigues
HUMBERTO SOARES Victor Winston Rodrigues
INSTITUTO SÃO JOSÉ Paulo Roberto do Nascimento Peixoto Filho
JOÃO AGUIAR William Silva de Oliveira
JOÃO CALVINO Uillian Cunha da Costa Sales
JOSÉ RIBAMAR BATISTA Sabrina dos Santos Matos
JOSÉ RODRIGUES LEITE Euzébio de Oliveira Monte Junior
LEÔNCIO DE CARVALHO Kevyn Keryson Rythyan de Souza Lopes
LOURENÇO FILHO Absalão Costa Neri
PEDRO MARTINELLO Caio Rodrigues de Sousa
RAIMUNDA PARÁ Francisco Ryan de Lima Albuquerque
SANTIAGO DANTAS Pablo Felipe da Silva Lima
SÃO PEDRO I Alan Ferreira Lima
SEBASTIÃO PEDROSA Ruan Bezerra Torres