Respeitar o tempo do outro, atenção ao falar, cuidado na aproximação com o público são alguns dos pontos destacados na Oficina de Sensibilização com foco na Abordagem, oferecida pela Diretoria de Humanização da Gestão Pública, órgão da Fundação de Cultura Elias Mansour, aos alunos da Escola da Floresta, participantes do projeto Jovens Monitores da Secretaria de Turismo do Acre (Setul).
O grupo participa neste domingo, 3, de uma blitz da limpeza na Gameleira, com foco na abordagem humanizada. Os estudantes irão repassar à população a importância de manter os espaços de visitação sempre limpos, como demonstração de respeito ao cidadão, aos turistas e à atureza.
A turma de 52 alunos que participaram da oficina de sensibilização também foi contemplada nessa etapa de formação dos Jovens Monitores com a oficina “Mochila do Jovem Educador”, ofertada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, também parceira nessa ação.
Essa formação faz parte da campanha da Setul “Onde tem lixo, não tem turista”. Além da Diretoria de Humanização e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), apoiam também o movimento a Secretaria de Meio Ambiente Municipal (Semeia), Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), Fundação Garibaldi Brasil, Secretaria de Comunicação (Secom) e a Escola da Floresta Roberval Cardoso.
A oficineira Isabel Carvalho garante que as atividades desenvolvidas com os alunos seguem os moldes e propósitos da campanha. “Sem perder o foco na valorização das relações interpessoais, as atividades propostas nessa oficina buscam despertar nos alunos a questão do cuidado com o outro, do respeito em ouvir, olhar, dar atenção até mesmo em uma abordagem como essa. A sensibilização é esse despertar dos valores já existentes, porém um pouco adormecido”, destaca.
Da observação da quantidade de lixo deixado no estacionamento do Arena da Floresta, onde também funciona a Setul e também é um ponto turístico da capital, nasceu a campanha. Segundo a gestora de qualificação e sensibilização turística da Setul, Luciana Rufino, é uma pretensão da secretariaestender a ação para os demais pontos de visitação da cidade.
“Nosso propósito maior é fazer com que esses jovens sejam multiplicadores de tudo que está sendo aplicado nas oficinas e que vai ser apresentado nesse domingo. Nos próximos três meses, teremos atividades nos pontos de visitação, como Mercado Velho, Palácio Rio Branco, Praça da Revolução e outros. É uma forma de envolver a sociedade, por meio dos alunos, nas ações do governo do Estado, desenvolvidas pelas secretarias”, defende.
Entre as atividades do encontro está a apresentação de um vídeo educativo com o tema: “Civilidade e Meio Ambiente”, discussão em grupo sobre o tema Cenas de improvisação, jogos teatrais e dinâmicas.