Jovens Embaixadores 2012 abre inscrições

Programa oferece a estudantes carentes da rede pública de ensino intercâmbio nos EUA com todas as despesas pagas

para_ser_um_jovem_embaixador_o_estudante_precisa_esta_engajado_em_acoes_voluntarias.jpg
denis_tavares_passou_20_dias_nos_eua_frequentando_um_escola_publica.jpg

Denis Tavares é um exemplo de que persistir nos sonhos vale a pena. O jovem só conseguiu ser um embaixador na segunda tentativa (Foto: Assessoria See)

Os estudantes acreanos da rede pública de ensino que desejam fazer intercâmbio nos Estados Unidos devem ficar atentos, pois foram lançadas nesta terça-feira, 3, as inscrições para a décima edição do Jovens Embaixadores, programa de intercâmbio da Missão dos Estados Unidos no Brasil. A novidade desta edição é a inscrição via online através do Facebook da Embaixada dos EUA: http://ow.ly/4LmGM .

O programa levará 35 estudantes brasileiros, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores”, para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. A coordenadora do Jovens Embaixadores tirará dúvidas dos alunos interessados em participar do programa nesta quarta-feira, 4, às 15 horas (horário de Brasília). Link para o bate-papo: www.twitter.com/jovensemb. O prazo final para quem deseja ter a chance de fazer o intercâmbio nos Estados Unidos é 7 de agosto.

Depois do retorno dos Jovens Embaixadores dos Estados Unidos, a embaixada oferece oportunidades de cursos de inglês de curta duração e de programas de graduação, através dos escritórios de Orientação Educacional (EducationUSA). Em 2011, cinco alunos foram selecionados para bolsas de estudos para cursos de verão nos EUA. As bolsas são patrocinadas pelo Banco Bradesco, Instituto de Liderança do Rio de Janeiro (IL-Rio) e pelas escolas americanas Cushing Academy, Phillips Exeter Academy, Andover Phillips Academy e Culver Academy.

Mas o retorno desses jovens aos seus países de origem, após a experiência nos EUA, não vislumbra apenas as bolsas e cursos, indo muito além. É o caso de Joanderson Lima, primeiro acreano a conseguir uma vaga no seleto concurso. Depois de sua volta ao Acre, ele foi convidado a dar aulas em escolas de línguas e conseguiu um trabalho em uma das maiores empresas de aviação do país, onde já se destaca por ser um dos poucos a dominar o idioma inglês.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e contempla 25 países. Desde o lançamento, 249 brasileiros da rede pública já participaram do programa, entre eles cinco estudantes acreanos. O último selecionado, Denis Tavares é um exemplo de que persistir nos sonhos vale a pena. O jovem só conseguiu ser um embaixador na segunda tentativa.

Quinto estudante acreano a se tornar um Jovem Embaixador, Denis foi motivado a participar desde quando o estudante Joanderson Lima foi selecionado, em 2005, o inicio da adesão ao programa pelo governo do Acre. Entre as ações voluntárias promovidas pelo estudante na época em que foi selecionado está o projeto com grupos de adolescentes que se encontram nas ruas para jogar basquetebol no Parque da Maternidade.    

Os parceiros da Embaixada dos EUA nessa iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. Além desses, Nike e IBM tornaram-se parceiros do programa este ano. Para mais informações sobre o programa Jovens Embaixadores, visite o site http://www.jovensembaixadores.org .

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter