Jovens do projeto Se Liga Aí vão a Brasília participar de webpalestra

Vice Governadora Nazareth Araújo e coordenação do programa celebram os bons resultados do Se Liga Aí (foto: Val Fernandes)

Como os jovens podem participar mais ativamente das decisões e negociações sobre sua saúde nas unidades de saúde? Como os gestores e trabalhadores de saúde podem englobar os jovens na produção do cuidado e na gestão?

Para responder a esses e outros questionamentos, promover a troca de experiências e, consequentemente, ampliar a ideia para todo o Brasil, a Coordenação Geral de Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde (MS) propôs que dois jovens promotores do projeto Se Liga Aí do Acre participem de uma webpalestra piloto em Brasília, no mês de agosto.

O convite surgiu em virtude dos bons resultados conseguidos pelo projeto Se Liga Aí desde sua implantação, em 2015, principalmente com relação ao trabalho de conscientização entre os jovens para diminuir os índices de gravidez na adolescência no estado.

Segundo o coordenador do Se Liga Aí e gerente da Divisão de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Antônio Pereira Neto, a ideia do encontro é promover um diálogo sobre o acesso do público jovem às unidades básicas de saúde.

“Ele participa do planejamento da unidade? A unidade o entende como sujeito de direito? São alguns questionamentos que serão feitos. A Divisão de Saúde do Adolescente da Sesacre vai direcionar o processo de produção desse encontro para que essas questões sejam esclarecidas”, assegurou.

O projeto Se liga Aí é desenvolvido pelo Governo do Acre, por meio do Gabinete da Vice Governadora e da Secretaria Estadual de Saúde, e tem como proposta a formação de jovens multiplicadores nos temas referentes à promoção da saúde sexual e reprodutiva, ISTs/Aids e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, entre outros temas, na população jovem do estado.

Cruzeiro do Sul é um dos nove municípios onde o projeto atua na formação de jovens multiplicadores (foto: Leônidas Badaró)

Em nove municípios contemplados, o Se Liga Aí já capacitou 287 jovens multiplicadores. Além dos estudantes, foram capacitados também 128 profissionais que compõem a rede de atenção do projeto e que são suporte para os jovens multiplicadores.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest