Em alusão ao Dia Internacional da Juventude e ao Dia Nacional da Saúde do Adolescente e Jovem, comemorado no dia 22 de setembro, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promove na próxima sexta-feira, 27, a palestra educativa em saúde do adolescente e jovem.
O encontro vai ocorrer na Escola Irmã Maria Gabriela Soares, ao lado do Educandário Santa Margarida, bairro Preventório, em Rio Branco, a partir das 9 horas. A palestra é destinada aos jovens daquela escola e região. A programação do evento inclui palestras educativas sobre a importância do uso da Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA) e contra o uso de drogas, cinema no bairro, além de corte de cabelo e manicure.
“A Caderneta de Saúde do Adolescente traz uma série de informações que levam conhecimento ao adolescente e à sua família, sobre o seu desenvolvimento físico, seu corpo, nessa fase tão importante e, muitas vezes, tão ignorada, que é a adolescência”, afirmou a coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adolescente e Jovem da Sesacre, Maria Luísa Escudeiro.
Investir na saúde do jovem e adolescente é um compromisso do governo federal com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Os jovens representam 17,75% da população brasileira. São 34 milhões de pessoas na faixa etária de 10 a 19 anos, segundo dados do IBGE. Por isso, é importante a implementação das diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde desse público na promoção, proteção e recuperação da saúde”, acrescentou Maria Luísa.
Cuidado Integral à Saúde de Jovens e Adolescentes
Durante o período de maio de 2012 a maio de 2013, a equipe da Área Técnica de Saúde do Adolescente e Jovem da Sesacre esteve em todos os municípios do estado, realizando visitas de sensibilização e oficinas sobre o cuidado integral à saúde de jovens e adolescentes, com proposta de construção de planos de ação para a implantação da caderneta de saúde.
O planejamento envolve atenção especial aos adolescentes que vivenciam a maternidade ou paternidade precoce e aos que estão em regime de internação, por terem cometido algum ato infracional.
Em agosto deste ano, foram realizados dois seminários em parceria com o município de Rio Branco, Ministério Público do Estado (MPE) e Instituto Socioeducativo (ISE), que abordaram a promoção e prevenção de saúde, com garantia de direitos para os adolescentes privados de liberdade.
Nos dias 24 e 25 de setembro, a equipe esteve na sede da Secretaria de Estado de Educação, em Rio Branco, onde ocorreu a oficina intersetorial da rede de cuidados para adolescentes em medidas socioeducativas no meio aberto. O objetivo da oficina era organizar o fluxo de cuidado aos adolescentes da região da Sobral, na capital, que se encontram em medidas socioeducativas.
“Queremos sensibilizar e preparar as pessoas que trabalham diretamente com o menor infrator, para que possam garantir os direitos desses adolescentes”, afirmou o coordenador Estadual de Saúde e Prevenção nas Escolas, Antônio Neto.
A coordenadora conclui dizendo que: “O resultado de um ano de trabalho demonstrou que podemos avançar na execução das políticas de saúde de adolescentes e jovens. Sabemos que muitos desafios estão pautados no processo, mas as conquistas de espaços e credibilidade institucional como investimento estratégico, deverão apontar resultados a médio e longo prazos”.
{xtypo_rounded2}
Programação (27 de setembro)
09h às 10h30 – Palestra educativa (implementação da caderneta de saúde e uso de drogas), corte de cabelo e manicure.
10h40 às 12h – Cinema no bairro.
14h às 15h30 – Palestra educativa (implementação da caderneta de saúde), corte de cabelo e manicure.
15h40 às 17h – Cinema no bairro.
Local: Escola Irmã Maria Gabriela Soares, ao lado do Educandário Santa Margarida, bairro Preventório, Rio Branco.
Durante a programação, haverá sorteio de brindes.
{/xtypo_rounded2}