Jovem Parlamentar Acreano vai a Brasília apresentar seu projeto de lei

Acre já teve seis jovens parlamentares participando do projeto realizado pela Câmara dos Deputados

estudante_da_escola_jos_rodrigues_leite_est_apresentando_um_projeto_de_criao_de_um_instituo_de_educao_profissional_-_mardilson1.jpg

Estudante da Escola José Rodrigues Leite está apresentando projeto de criação de um Instituto de Educação Profissional (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Qual a função de um deputado federal? Essa é uma das respostas que o estudante da Escola José Rodrigues Leite Alaf Tiago, de apenas 16 anos, está descobrindo. O aluno viajou neste domingo, 21, para Brasília e passará cinco dias conhecendo as funções de um parlamentar. O adolescente foi selecionado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação e Secretaria de Estado de Educação para representar o Acre na Câmara dos Deputados como um Jovem Parlamentar.

O Programa Parlamento Jovem, realizado pela Câmara dos Deputados, proporciona aos estudantes que estejam devidamente matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares, a experiência de ser um parlamentar. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

O Acre já teve seis jovens deputados desde 2004, ano em que teve início esta ação, através do Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto. O tema desta VII edição é O Jovem e o Mercado de Trabalho, e o estudante acreano vai a Brasília apresentar uma proposta de criação de um Instituto de Qualificação Profissional, que visa formar tecnólogos que atendam as necessidades do mercado crescente do Estado.

Alaf afirma que foi uma criança que entendeu que a vida é uma política e precisamos conhecer como funcionam as decisões que organizam essa sociedade. "Fiz meu projeto de lei pensando nas pessoas que terminam o ensino médio e não possuem qualificação profissional para se inserir no mercado. O instituto vai ofertar curso básico de informática, mecânica, engenharia elétrica, construção civil, técnicos de enfermagem, entre outros", explica o jovem parlamentar acreano.

O estudante viajou com grande expectativa sobre essa oportunidade e garante que aproveitará a experiência para atuar politicamente em sua escola e no seu bairro. Ele faz parte do grêmio estudantil da escola, realiza um trabalho voluntário no Educandário Santa Margarida e auxilia jovens como ele que estão em processo de reabilitação.

A escola José Rodrigues Leite destina um grupo de professores para orientar e incentivar os alunos em projetos educacionais. A gestora Geralda D’Ávila aposta nesse apoio e atenção diferenciada oferecido pela instituição. "A escola já teve três parlamentares e tem como projeto político a orientação dos alunos na participação em atividades avaliativas externas", comenta a gestora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter