Com o objetivo de desconstruir estereótipos e preconceitos criados na sociedade, a jornalista e assessora especial de governo, Silvania Pinheiro, lança nesta sexta-feira, 11, em Rio Branco, o livro “Discurso midiático sobre o indígena na cidade”.
Acreana de Sena Madureira, Silvania é mestre em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e especialista em Assessoria de Imprensa e Marketing Político.
A obra realiza uma abordagem crítica e sensível sobre a vivência indígena nas sociedades urbanas, tendo em vista que a presença dos povos originários nas cidades tem sido um tema cada vez mais abordado pelo discurso midiático contemporâneo.
Segundo a autora, a mídia desempenha um papel fundamental na construção das percepções e estereótipos sobre os povos indígenas, que se refletem em preconceitos, simplificações e desinformação.
Por isso, a obra busca desmistificar narrativas simplistas, trazendo à tona a diversidade cultural e a alteridade dos modos de vida dos povos nativos da Amazônia. São retratadas também questões vivenciadas pelos indígenas nas cidades, que remetem a diversas formas de objeção e marginalização de suas tradições.
“Revelamos os desafios enfrentados por essas comunidades, ao mesmo tempo em que apontamos para a importância de valorizar sua cultura e promover a inclusão social”, explica Silvania.
A pesquisadora estende seu convite à população, para participar do lançamento e conhecer mais sobre a obra: “Convidamos todos para um diálogo necessário sobre o tema, desafiando as visões estereotipadas e exóticas que prevalecem na sociedade acerca dos indígenas também chamados ‘desaldeados’. Buscamos dar voz aos que vivem nas cidades, ampliando suas histórias e práticas sociais, e enfatizando sua contribuição para a cultura urbana”.
O evento de lançamento, com sessão de autógrafos, começa às 18 horas, no Espaço Kaxinawá. A obra pode ser adquirida em formato físico ou digital.