Jorge Viana destaca sucesso da agenda do Acre na COP-21

(Foto: Cedida)
Senador disse que a sociedade precisa de um modelo de produção e consumo que seja sustentável (Foto: Cedida)

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, foi uma das autoridades presentes ao Dia do Acre na COP-21 e fez questão de destacar o sucesso da agenda organizada pelo governador Tião Viana em Paris. Na abertura do evento, além do governador do Acre, estavam também presentes os governadores Pedro Taques (Mato Grosso), Marcelo Miranda (Tocantins) e José Melo (Amazonas); o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos; o governador de Ucaialy, Manoel Gambiny; a representante do Banco Alemão de desenvolvimento KfW, Christiane Ehringhaus; o deputado federal do Acre, César Messias; entre outras autoridades.

“Foi muito prestigiado o Dia do Acre aqui na COP-21, teve muita qualidade. Uma plateia de quase 100 pessoas, entre ambientalistas, representantes de instituições renomadas. Houveram duas mesas redondas e eu participei de uma delas”, relatou Jorge Viana.

O senador acreano destacou que o Acre já discute essa agenda socioambiental vinculada às florestas há mais de 30 anos. Segundo ele, são 17 anos de um projeto político que elevou a autoestima das pessoas sem apelar para um modelo de desenvolvimento de destruição ambiental.

“O Chico Mendes foi um visionário quando, ainda no século passado, colocou essa agenda que só muito tempo depois o Brasil e o mundo discutem, da pauta ambiental. O Acre, independente dos problemas e desafios que ainda temos que enfrentar, avançou muito nesse aspecto. Modificamos completamente a agenda do Acre e o Brasil hoje chega com autoridade na COP porque reduziu mais de 80% do desmatamento. É como se o Brasil estivesse repercutindo um pouco do que o Acre já fez no passado”, defendeu o parlamentar.

Para Jorge Viana, quem deu a importância que o Acre tem hoje para o Brasil e o mundo foram as florestas, os índios e as populações tradicionais que vivem no estado. Ele, que foi o relator de importantes projetos para o país, como o novo Código Florestal, o Marco Legal da Biodiversidade e o novo Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação, defende que o país agora tem instrumentos para efetivamente transformar a floresta em ativo econômico.

Pela parte da tarde, o senador também participou da agenda realizada na embaixada do Brasil na França, onde os governadores Tião Viana e Pedro Taques assinaram com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o protocolo de compromisso para zerar o desmatamento ilegal nos próximos anos nos dois estados. Outro compromisso do parlamentar foi o encontro com os governadores da Amazônia, que se estendeu até o início da noite com a presença da ministra Izabella e do embaixador do Brasil na França, Paulo Campos.

Leia também: Dia do Acre reúne representantes da Amazônia e entidades parceiras em Paris.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter