O artista e escritor Jorge Carlos, o Mané do Café, que cria seus desenhos utilizando café, lança em Rio Branco “As Agruras de Beiraldo Alma”, seu último livro publicado em Lisboa (Portugal). Um sarau que reunirá poesia e música marca a noite de autógrafos na próxima sexta-feira, 26, às 20 horas, no Casarão, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour.
Foi no Acre que Jorge Carlos iniciou sua carreira artística. Depois partiu para morar em Lisboa, onde começou sua vida literária, e das vezes que veio a Rio Branco sempre trouxe na bagagem suas produções literárias. “As Agruras de Beiraldo Alma” foi publicado em 2008. “Esse meu último livro é a minha homenagem a Portugal. Eu pensei: ‘De repente eu posso morrer e não agradeci a essa terra’.”
Para o escritor, esse encontro no espaço histórico O Casarão, será mais um momento de troca. “Ao longo de minha vida tenho feito isso: criar momentos e espaços para que as pessoas possam manifestar sua habilidade artística. A música e a poesia tomarão conta da noite”, disse.
O Mané do Café
Mané do Café tornou-se escritor em Portugal, onde foi premiado por diversas vezes. Sua contribuição com a cultura no Acre é ampla – atuou no teatro, na música e artes plásticas. Em 2011 organizou a Folhinha Poética 2012, uma coletânea que reúne poetas de vários lugares do mundo, muitos deles do Acre ou que aqui moraram.