Jogos buscam sensibilizar população sobre importância da preservação ambiental na Expoacre Juruá

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente (Imac), trouxe este ano, para a Expoacre Juruá, a experiência do Circuito Ambiental, que se dá em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

A proposta é que as pessoas possam obter, de forma lúdica, conhecimentos gerais sobre meio ambiente e também repensar seu papel e a contribuição da sociedade no que diz respeito às mudanças climáticas que têm afetado a todos.

São três jogos ambientais expostos no estande da Sema e Imac. Foto: Caroline Félix/Sema

O Circuito é composto por três atividades: o Tapete Caminhando pelo Acre, o Jogo da Memória e os óculos de realidade virtual. No Tapete, crianças, jovens e adultos aprendem um pouco sobre a biodiversidade do estado.

Por sua vez, o Jogo da Memória traz informações sobre a fauna acreana. Já com os óculos de realidade virtual, as pessoas podem verificar o tenso panorama ambiental da atualidade com mais exatidão e refletir sobre as mudanças climáticas extremas.

Ações de educação ambiental serão desenvolvidas até o última dia de feira. Foto: Caroline Félix/Sema

Maria José da Silva, avó de Levi, de 4 anos, disse que achou o estande com bastantes atividades para adultos e crianças. “Ele gostou de brincar e também aprendeu. Procuro ensinar sempre a importância da gostar e amar a natureza”, afirmou.

Gestoras da Sema: secretária adjunta, Renata Souza, e titular, Julie Messias. Foto: Caroline Félix/Sena

“Nossas ações de educação ambiental estão voltadas para todos os públicos e são de extrema importância, para que as pessoas tenham consciência ambiental. Precisamos, governo e população, nos unir neste momento, para conseguir atuar no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias.

Pais e filhos participaram das ações de educação ambiental na Expoacre Juruá. Foto: Caroline Félix/Sema

Arlene Régio também levou a filha de 4 anos ao estande. A pequena participou do Jogo da Memória, com animais amazônicos. “É importante incentivar a consciência ambiental desde cedo e é isso que eu tento fazer”, disse.

Jailson Ferreira estava com a namorada, em busca de conhecimento. Foto: Caroline Félix/Sema

Jailson Ferreira e a namorada fizeram a imersão com os óculos de realidade virtual pelo Rio Acre. “É importante vermos a situação real que os rios ficam neste período de seca. Precisamos participar das ações de enfrentamentos à seca. Gostamos muito da experiência”, afirmou.

Ações de educação ambiental ajudam na sensibilização de crianças quanto à preservação do meio ambiente. Foto: Caroline Félix/Sema

A feira agropecuária está sendo realizada em Cruzeiro do Sul e se estende até domingo, 4, na Arena do Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter