Jogo de videogame aborda história do povo Huni Kuin

O jogo foi lançado na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Jogo foi lançado na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Os Caminhos da Jiboia” é o nome do jogo de videogame que aborda a história do povo Huni Kuin lançando nesta sexta-feira, 15, no auditório da Biblioteca da Floresta. Na língua indígena, o produto é intitulado “Huni Kuin: Yube Baitana”.

O jogo foi desenvolvido por um grupo de antropólogos da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o povo Huni Kuin, da Terra Indígena do Rio Jordão, no Acre. O produto visa possibilitar um intercâmbio de conhecimentos e memórias indígenas com os jogadores, utilizando a linguagem audiovisual do videogame.

Segundo o idealizador do projeto, antropólogo Guilherme Meneses, o projeto nasceu em 2012. “Ele foi desenvolvido de maneira coletiva com os indígenas. Até o fim do mês nós estaremos disponibilizando o jogo na internet, para que todos tenham acesso”, afirmou.

Teaser – Huni Kuin: os caminhos da jiboia from Beya Xinã Bena on Vimeo.

O jogo foi lançando inicialmente na Aldeia São Joaquim Centro de Memória, no Rio Jordão. A próxima apresentação está prevista para o fim de abril, em São Paulo. O jogo será disponibilizado gratuitamente na internet nos idiomas huni kuin, português, espanhol e inglês.

Para Isaka Huni Kuin, o jogo retrata a cultura e ancestralidade de seu povo (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Para Isaka Huni Kuin, o jogo retrata a cultura e a ancestralidade de seu povo (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Para a liderança indígena Isaka Huni Kuin, o jogo retrata a cultura e a ancestralidade de seu povo. “Nós ficamos muito felizes com o projeto, pois conta a história da nossa origem, costumes e crenças, que será apresentada ao mundo.”

Zezinho Yube, assessor de Estado de Assuntos Indígenas, observa a importância do projeto na difusão da cultura. “Essa proposta de audiovisual leva ao mundo os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, fortalecendo e resgatando a cultura tradicional”, frisou.

“Os Caminhos da Jiboia” retrata a história de um casal de gêmeos Huni Kuin que foram concebidos pela jiboia Yube em sonhos e herdaram seus poderes especiais. Ao longo do jogo, um jovem caçador e uma artesã passam por uma série de desafios, promovendo uma imersão dos jogadores no universo indígena.