A Expoacre, maior feira de negócios do estado, é um espaço democrático, que oferece oportunidade a milhares de empreendedores acreanos. Entre eles, Maíde de Oliveira, dona do Flor Nativa da Amazônia, que há 12 anos trabalha com a venda de plantas ornamentais, frutíferas e medicinais. “Deus tem abençoado porque as nossas vendas têm sido muito boas”, celebra.
Além de empreendedores experientes como Maíde, há espaço também para quem está começando, como Mauro Sérgio Ferreira, que há duas semanas fundou o Mestre dos Jarros. O negócio comercializa jarros para plantas ornamentais feitos em cimento, com uma técnica diferenciada, que os deixa mais leves e resistentes.
“Buscamos essa técnica no sul do Brasil. Os vasos são leves e com pintura automotiva, e nosso objetivo aqui é fazer com que nosso produto seja conhecido pela cidade”, explica Sérgio.
Ao todo, 13 empreendedores compõem a área de jardinagem do Galpão do Empreendedorismo da feira. “São empreendedores consolidados, apaixonados pelo que fazem, e fazem com maestria”, destaca a diretora de Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendorismo (Sete), Bianca Muniz.
São pequenos negócios, associações e coletivos que possuem o objetivo de gerar renda por meio da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Além da área de jardinagem, o Galpão do Empreendedorismo também conta com 30 artesãos e 25 empreendedores da área de alimentação.