Itinerários formativos é tema de formação para professores de ensino médio em Rio Branco

Mais de 200 professores do ensino médio da rede pública estadual participaram, durante esta semana de um ciclo de formação continuada com o tema Itinerários Formativos. Os encontros ocorreram entre os dias 25 e 27 na escola Jovem Boa União e reuniram educadores de 36 escolas de Rio Branco. 

Os Itinerários são a parte diversificada do currículo do ensino médio. São componentes que trabalham a construção do conhecimento de forma diferenciada, atuando no protagonismo do estudante. 

Formação atendeu professores de Rio Branco. Foto: Dayana Soares/SEE

A responsável por acompanhar as escolas em tempo parcial no Acre, Gigliana Nascimento, explica que durante a atividade foram apresentadas metodologias ativas, ou seja, estratégias de ensino que objetivam incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma, por meio da resolução de problemas e situações reais. “Nós temos professores novos na rede que ainda têm a necessidade de conhecer essas metodologias e nesse momento apresentamos o que eles poderão colocar em prática na sala de aula”, pontua. 

Professor Aldemir Duarte participou da formação. Foto: Dayana Soares/SEE

Para o professor de matemática Aldemir Duarte, que atua na escola Pedro Martinello com o componente de eletivas e acompanha cerca de 200 alunos, esse tipo de capacitação é importante para o desenvolvimento do seu trabalho, pois dá um norte a sua prática pedagógica. “Como professor, nós temos vários instrumentos para aplicar o conteúdo e direcionar os alunos a um aprendizado melhor, então a formação vem direcionar isso”, pondera. 

Durante a formação foram apresentadas metodologias ativas. Foto: Dayana Soares/SEE

Além de Rio Branco, essa mesma formação será aplicada aos profissionais dos demais municípios do estado, chegando assim às 203 escolas urbanas e 61 escolas rurais de ensino médio da rede estadual, começando pelo município de Porto Acre já no dia 2 de abril.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter