Mais de 200 professores do ensino médio da rede pública estadual participaram, durante esta semana de um ciclo de formação continuada com o tema Itinerários Formativos. Os encontros ocorreram entre os dias 25 e 27 na escola Jovem Boa União e reuniram educadores de 36 escolas de Rio Branco.
Os Itinerários são a parte diversificada do currículo do ensino médio. São componentes que trabalham a construção do conhecimento de forma diferenciada, atuando no protagonismo do estudante.
A responsável por acompanhar as escolas em tempo parcial no Acre, Gigliana Nascimento, explica que durante a atividade foram apresentadas metodologias ativas, ou seja, estratégias de ensino que objetivam incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma, por meio da resolução de problemas e situações reais. “Nós temos professores novos na rede que ainda têm a necessidade de conhecer essas metodologias e nesse momento apresentamos o que eles poderão colocar em prática na sala de aula”, pontua.
Para o professor de matemática Aldemir Duarte, que atua na escola Pedro Martinello com o componente de eletivas e acompanha cerca de 200 alunos, esse tipo de capacitação é importante para o desenvolvimento do seu trabalho, pois dá um norte a sua prática pedagógica. “Como professor, nós temos vários instrumentos para aplicar o conteúdo e direcionar os alunos a um aprendizado melhor, então a formação vem direcionar isso”, pondera.
Além de Rio Branco, essa mesma formação será aplicada aos profissionais dos demais municípios do estado, chegando assim às 203 escolas urbanas e 61 escolas rurais de ensino médio da rede estadual, começando pelo município de Porto Acre já no dia 2 de abril.